No final de 2007, a Câmara Municipal de Patos de Minas decidiu fazer uma homenagem póstuma ao ex-vereador Adauto Gonçalves. Os parlamentares deram o nome dele à rua em que morava. Para promover a mudança, no entanto, os vereadores tiraram o nome do ex-presidente Castelo Branco, o que acabou gerando uma tremenda polêmica.
Ao perceberem que a rua em que moravam não se chamava mais Castelo Branco, os moradores fizeram um abaixo assinado e levaram à Câmara Municipal pedindo uma nova alteração devolvendo o nome do ex-presidente à pequena rua no bairro São Francisco. Alguns deles são os mesmos que assinaram outro abaixo assinado permitindo a mudança.
Aliás, entre os moradores da rua, há quem seja contra e também aqueles que são à favor da mudança. O corretor José Aparecido Rodrigues, por exemplo, é totalmente contrário à mudança de nome na rua. Ele disse que a alteração do nome de Castelo Branco para Adauto Gonçalves trouxe prejuízos, provocando o extravio de correspondências.
Na mesma casa, Neide, a mulher de José Aparecido, no entanto, não vê o menor problema na mudança. Ela diz que a homenagem ao ex-vereador é justa e não trouxe problemas. Ao contrário do marido, Neide diz que suas correspondências têm chegado normalmente.
A dona de casa Ava Ribeiro Porto, no entanto, é radical. Ela diz que quer o nome do ex-presidente de volta a rua em que mora desde a infância. “Se for preciso vamos buscar outros meios, mas não queremos esta mudança”, afirma a dona de casa.
A causa dos moradores foi encampada pelo vereador Pedro Lucas. Ele entrou com um Projeto de Lei devolvendo à rua o nome do Presidente Castelo Branco, mas não acabou com a polêmica. O Projeto foi rejeitado por nove votos a um. Portanto, apesar dos mapas, catálogos e indicações continuarem com o nome de Castelo Branco, pelo menos por enquanto, a rua continua com o nome de Adauto Antônio Gonçalves.
Câmara muda nome de rua para homenagear vereador e gera a maior polêmica
Ao perceberem que a rua tinha mudado de nome, os moradores fizeram um abaixo assinado e levaram à Câmara Municipal.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
[[totalComentarios]] COMENTÁRIOS
[[ totalComentarios ]] COMENTÁRIO
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros.
O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou
que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento,
mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!
Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.
Últimas
NOTÍCIAS
- 22/10/2026
- em Cidade
Copasa garante que abastecimento de água para bairros afetados será normalizado ainda hoje
- (6)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Policiais
Jovem confessa ter retirado placa de motocicleta e acaba preso em Patos de Minas
- (6)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Policiais
Suspeito de agredir a ex-companheira grávida é preso com barras e tabletes de maconha em Patos de Minas
- (4)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Policiais
Homem é preso por furtar 3 quilos de carne em supermercado e depois jogar fora em Patos de Minas
- (4)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Policiais
Homem furta flor-do-deserto para trocar por drogas e acaba preso em Patos de Minas
- (7)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Regionais
Dupla que tentou matar desafeto é presa em Patrocínio junto com comparsas que ajudaram na fuga
- (0)
- COMPARTILHAR
- 20/10/2026
- em Regionais
Ciclista de 44 anos morre após bicicleta elétrica ser atingida por carro na MG-202
- (19)
- COMPARTILHAR
- 19/10/2026
- em Regionais
Mulher de 44 anos morre após grave acidente entre duas motocicletas em Patrocínio
- (0)
- COMPARTILHAR
- 18/10/2026
- em Regionais
Confusão em festa de casamento termina com 4 feridos a punhalada e jovem preso em Carmo do Paranaíba
- (8)
- COMPARTILHAR
- 18/10/2026
- em Regionais
Jovem de 21 anos perde a vida em grave acidente de moto na LMG-737, em Guimarânia
- (0)
- COMPARTILHAR
- 18/10/2026
- em Regionais
Homem de 25 anos é morto a tiros em bar de Lagoa Formosa; autor está sendo procurado pela polícia
- (10)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Gerais
Arrecadação federal cresce 5,62% em setembro e soma R$ 239,4 bilhões
- (0)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Gerais
Economia da Argentina recua -1,7% em agosto sob risco de recessão
- (1)
- COMPARTILHAR
- 22/10/2026
- em Gerais
Termina hoje prazo para realização de comícios e ações de campanha
- (1)
- COMPARTILHAR
- 21/10/2026
- em Gerais
TSE estuda desativar canais políticos no WhatsApp 48h antes da eleição
- (3)
- COMPARTILHAR
- 21/10/2026
- em Gerais
MPE pede providências para garantir voto de indígenas no segundo turno
- (1)
- COMPARTILHAR
- 21/10/2026
- em Gerais
Pedir votos e fazer propaganda: saiba o que é proibido no dia de votar
- (2)
- COMPARTILHAR
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]