A Câmara Municipal de Patos de Minas, através da Assessoria de Comunicação da instituição, encaminhou nesta sexta-feira (15) para os órgãos de imprensa uma nota esclarecendo que não compactua com nenhum ato que denote preconceito ou manifestação discriminatória.

Segundo a nota , além de a Câmara Municipal de Patos de Minas não compactuar com nenhum ato que denote preconceito ou manifestação discriminatória de qualquer natureza, a Escola do Legislativo de Patos de Minas vem constantemente promovendo ações nesse sentido.

O comunicado ainda destaca que está atenta ao Art. 3º, Inciso IV, da Constituição Federal, qual seja “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

A manifestação da Câmara veio depois de uma “brincadeira” do vereador Vitor Porto (Cidadania), que é o 1º Secretário da Câmara, sendo por exemplo, quem faz a chamada dos demais colegas nas reuniões. Ele brinca com o também parlamentar José Eustáquio (Podemos) no corredor da Casa Legislativa.

No vídeo, postado nas redes sociais do parlamentar, ele fala, de forma zombeteira, que descobriu o número do ramal do colega, sendo este o 24, uma analogia ao “veado”, palavra que indica de forma pejorativa os homossexuais. Após repercussão negativa, Vitor Porto publicou um pedido de desculpas.

Diversas pessoas se manifestaram sobre a postura do parlamentar e a classificaram de homofóbica. O ex-vereador Isaías Martins publicou um vídeo destacando que é preciso respeitar as pessoas, sejam elas de qualquer classe ou grupo social.

Às 17h02 desta sexta-feira (15), o Vitor Porto entrou em contato com o Patos Hoje e pediu para publicar a seguinte nota: "Venho, através desta nota, me desculpar e me retratar pela infeliz e inaceitável manifestação realizada em minhas redes sociais. Ressalto que, em nenhum momento, tive o intuito de discriminar ou segregar qualquer grupo que seja. Minha história pessoal, assim como minhas trajetórias acadêmica e política, sempre foram pautadas na inclusão e na participação de todas as pessoas, sem qualquer distinção.

Sendo assim, reitero, uma vez mais, o meu pedido de desculpas à toda a população. Além disso, te convido para que, juntos, possamos pensar, desenvolver e aperfeiçoar projetos de políticas públicas de combate a qualquer tipo de discriminação, e que auxiliem no entendimento dessas sérias questões estruturais/culturais que permeiam a sociedade.

Como ser humano que falha, quero me colocar sempre a disposição para crescer e aprender com as situações, pois assim construiremos uma sociedade cada vez melhor. Por fim, reitero a importância da empatia, através do exercício do amor ao próximo, independente de cor, sexo, orientação sexual, situação física, econômica, etc, tratando todas as pessoas com dignidade e respeito.

Como vereador da nossa amada Patos de Minas, reafirmo mais uma vez o meu compromisso de legislar, fiscalizar e lutar pelos direitos de todos com ética, respeito, comprometimento e dedicação."