Na sexta-feira 19 de fevereiro, durante a primeira Reunião Ordinária do ano, será a feita a entrega dos instrumentos musicais para as seis Folias de Reis sorteadas durante o 26º Encontro de Folia de Reis realizado nos dias 30 e 31 de janeiro. No final do encontro foram sorteados brindes para as folias de Reis. Foram sorteados dois violões, dois cavaquinhos e dois pandeiros.

A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, o evento passou a ter como principal finalidade divertir o povo. No Brasil ganhou características próprias pelo caráter mais religioso do que diversão.

Na oportunidade o Poder Legislativo olegarense foi representado pelo presidente Ronaldo Gustavo, vereadores Foguinho, César do Chiboca e Zélia Queiroz. O Presidente da Câmara da cidade de Lagamar Wilson Oliveira Borges e o prefeito de Presidente Olegário Januário José Pinheiro “Lico” também estiveram presentes.

A manifestação, que lembra a trajetória dos reis magos na visita ao Menino Jesus, reúne cantadores e instrumentistas que percorrem a cidade entoando versos sobre o tema. Eles passam de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café.

Os donativos arrecadados são todos doados a Sociedade São Vicente de Paulo. Em dinheiro a renda do 26º Encontro de Folia de Reis foi de R$ 28 mil.

Folias contempladas
Folia da Cachoeira e Barreiro – Capitão Adauto Santos – Um pandeiro
Folia do Capim Branco – Capitão Henrique Godinho – Um pandeiro
Folia da Ilha Grande – Capitão Vânio Severo – Um cavaquinho
Folia Vicentina – Capitão Marcino Calazans – Um cavaquinho
Folia da Matinha – Capitão Tinoco – Um violão
Folia Santo Antônio – Capitão Martins.