Há quem diga que o dia só começa depois de uma bela xícara de café quentinho e, se for em Minas Gerais, acompanhado de um pão de queijo feito na hora. De acordo com a ABIC – Associação Brasileira da Industria de Café, a bebida está presente na mesa de 97% da população brasileira e ocupa a segunda posição das bebidas mais consumidas no país, perdendo apenas para o bom e velho chá. Pensando na grandeza e na popularidade do café, um produtor de Patos de Minas teve seu café eleito em primeiro lugar em um concurso internacional realizado no Japão.

O concurso Cup of Progressive foi realizado pela Cerrad Coffe e o café da fazenda Catanduva de propriedade do médico Alfredo Nakao foi o vencedor na categoria Cereja Descascado. De acordo com o Dr. Nakao, o café foi enviado para o Japão para participar do festival e saiu de lá com a premiação máxima. Segundo ele, é uma satisfação imensa que o café de sua propriedade seja eleito um dos melhores do mundo. “É importante que você trabalhe com a satisfação do cliente e trabalhe com aquilo que ele quer. Lá no Japão, eles são muito exigentes e exigem cafés especiais” disse Nakao.

O CEO da Cerrad Coffe, Akio Yamaguchi, visitou a fazenda na tarde dessa quinta-feira (14) e acompanhou de perto cada passo da produção. Eles passaram por cada galpão onde o café é processado e também por máquinas além de ir nas plantações. Segundo Akio, o café especial da Fazenda Catanduva não foi vencedor do concurso atoa. Ele disse que o produto é de extrema qualidade e que os clientes do oriente médio com certeza vão estar com um produto de excelência em sua mesa.

Nossa reportagem esteve na fazenda, acompanhou a visita e é, claro, não poderíamos deixar de experimentar o café que foi eleito o melhor da competição. Akio ainda irá levar para o Japão cerca de 100 sacas do café especial, com prerrogativa de adquirir mais. Nakao disse que o sistema precisa estar todo preparado desde a nutrição do cafeeiro, os cuidados, a colheita, a secagem para que o café atinja a qualidade esperada pelos consumidores orientais.