O enorme buraco aos pés da balança, símbolo da Justiça, chama a atenção. A impressão é de que um tatu passou por ali.
O enorme buraco aos pés da balança, símbolo da Justiça, chama a atenção. A impressão é de que um tatu passou por ali. Mas os autores dos estragos são outros e eles não fazem questão de esconder. São cães abandonados que fizeram morada nos jardins do Fórum Olímpio Borges e tomaram conta da avenida Getúlio Vargas.

Quem usa o ponto de ônibus em frente ao Fórum se incomoda com a sujeira provocada pelos cães. Para cavar os buracos, os animais espalham terra para todos os lados. Além disso, a ação dos cães danifica os jardins do Fórum Olimpio Borges. O buraco ao pé da balança é tão grande que nem dá para ver o fundo. Vale lembrar que antigamente aquela região abrigava o cemitério da cidade.

E eles não estão presentes apenas nas imediações do Fórum de Patos de Minas. Os cães abandonados estão por toda parte e se tornaram motivo de reclamação de muitos moradores. Para conseguir comida, os animais reviram o lixo e provocam muita sujeira. O maior exemplo está nas imediações do Mercado Municipal.

No passado, os cães vadios eram recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses. Mas o Ministério Público foi acionado e agora a carrocinha funciona apenas para animais doentes. O órgão incentiva a guarda responsável de animais.

Autor: Maurício Rocha