A 13ª Edição do Congresso Mineiro de Empreendedorismo teve sua abertura na noite dessa segunda-feira (17) no Paiolão do Parque de Exposições. O palestrante da noite foi o jornalista da Rede Globo Caco Barcelos. Ele falou sobre suas experiências e deu exemplos de ferramentas que podem ajudar as pessoas a alcançarem o sucesso.
Antes da palestra, o Reitor do UNIPAM, Milton Roberto de Castro Teixeira, abriu o congresso ressaltando a importância de se ter foco para se chegar ao sucesso. “Nesta 13ª edição, vamos mostrar a importância de se estabelecer metas claras para se atingir os objetivos”, afirmou. Foi ele também que noticiou o atraso do palestrante da noite.
Milton disse que Caco Barcelos havia perdido o voo, mas que havia fretado um jato particular e a palestra iria acontecer com certo atraso. E como informado, o jornalista conseguiu chegar a Patos de Minas para a palestra. Por volta das 20h00, Caco Barcelos pegou o microfone para contar suas experiências pessoais e profissionais para uma plateia que lotou o Paiolão.
Caco Barcelos disse que nasceu de uma família humilde e que seu pai teria o ensinado a “ter vergonha na cara”. Por isso, teve o privilégio de estudar e não trabalhar. Mostrando números, ele defendeu que todos os estudantes deveriam apenas estudar. “O Brasil é o país mais injusto do mundo. O país das diferenças”, falou com indignação.
Ele explicou que cerca de 74 mil pessoas no Brasil ganham milhões por mês, enquanto 100 milhões de brasileiros vivem apenas com 0,5 a 1 salário mínimo. Ele mostrou um vídeo do Profissão Repórter, programa do qual foi o idealizador, contando que a principal intenção foi fazer diferente, ir a lugares que ninguém vai. “Deu resultado”, afirmou.
O jornalista também falou sobre alguns trabalhos jornalísticos e sobre seu início na profissão de jornalista. “Eu nunca saí da rua. Já tive oportunidades, mas escolhi ficar. O repórter é igual a todo cidadão, ele apenas vê primeiro que os outros. Dessa forma, é preciso saber o que vai mostrar”, falou o jornalista durante a palestra.
Mostrando ser totalmente contra a desigualdade social existente no Brasil, ele fez questão de dizer que é preciso pensar no outro, nunca tratando as pessoas como desqualificadas. “O Profissão Repórter surgiu assim. São jornalistas com grande conhecimento, mas sem experiência. Poderia ter escolhido profissionais com vários anos de trabalho”, afirmou.
E as injustiças sociais parecem mesmo incomodar Caco Barcelos. Ele disse que procura fazer jornalismo dando importância aos mais pobres. Ele apresentou vídeos e teceu um comentário: “Em vários shoppings, é permitida a entrada de cães de raça, mas não se permite uma criança com roupa suja”, lamentou. Ele concluiu a palestra respondendo a perguntas da plateia.
O Congresso Mineiro continua nesta terça-feira (18). O palestrante da noite será o advogado e jornalista Clóvis de Barros Filho. Atualmente, ele é considerado um dos maiores palestrantes do país. Ele costuma, em suas palestras, dar exemplos do cotidiano e contar histórias divertidas para passar conteúdos importantes.
Autor: Farley Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]