O suposto cancelamento de um baile de formatura que aconteceria amanhã em Patos de Minas repercutiu nas redes sociais nesta sexta-feira (30). Mensagens de formados desesperados tomaram conta das redes sociais. O evento é organizado pela empresa Fase 3 Formaturas, que afirmou que não houve cancelamento e que será remarcado. O Buffet Távola Viva, apontado como um dos organizadores, e o UNIPAM esclareceram que não possuem relação com o evento.

O assuntou tomou conta de diversos grupos de mensagens. Vídeos de formandos chorando, devido ao suposto cancelamento, chamaram bastante atenção. Os universitários ainda gravaram vídeos mostrando que, até a tarde desta sexta-feira (30), a estrutura ainda não havia sido montada. O evento é um baile de formaturas dos cursos de Medicina Veterinária, Agronomia e Ciências Contábeis todos do UNIPAM.


As mensagens que foram compartilhadas apontaram que o UNIPAM e o Buffet Távola Viva também eram responsáveis pela organização do evento. Por meio de nota, o UNIPAM informou que não possui relações com qualquer tipo de parceria com empresas que prestam serviços de formatura e eventos e que isso é um serviço contratado pelos próprios alunos. A nota completa você confere no final desta reportagem.

O Patos Hoje conversou com a Emília Lopes, sócia-proprietária do Buffet Távola Viva, que explicou que a empresária também não possui relações com o evento. Segundo ela, na noite desta quinta-feira (29), o empresário Flávio Carvalho, proprietário da Fase 3 Formaturas, entrou em contato solicitando um orçamento para o baile, informando que um outro buffet havia cancelado por questões logísticas. O evento, a princípio, seria para 1.200 pessoas.


De acordo com Emília, Flávio aceitou o valor do orçamento, porém não aceitou as formas de pagamento e que por isso não existiu um contrato formal, apenas um orçamento. A empresária esclareceu que está à disposição dos formandos para explicar a situação pessoalmente.

O Patos Hoje entrou em contato com a advogada Mariana Teixeira, que foi contratada pela comissão organizadora do evento. Segundo ela, ainda será realizada uma reunião para definir sobre o baile de formatura, mas ela confirmou que não será realizado neste sábado (31).

O Patos Hoje entrou em contato com o empresário Flávio Carvalho, proprietário da Fase 3 Formaturas. Ele afirmou que o assunto está sendo resolvido e que não foi cancelado, mas será remarcado para outra data.

O PROCON de Patos de Minas informou que instaurou um procedimento administrativo para apurar o ocorrido. Segundo o órgão de defesa do consumidor, os universitários foram instruídos quanto aos procedimentos legais. Neste sábado (31), o coordenador do PROCON, Rafael Godinho, participará de uma reunião com o representante da empresa.

NOTA DO UNIPAM NA ÍNTEGRA

A Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM) e suas instituições mantidas, o Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e o Colégio Universitário, vêm a público informar que não possuem vínculo ou qualquer tipo de parceria com empresas que prestam serviços de formatura e de eventos.

As empresas que atuam no planejamento e na realização de atividades festivas, tais como: bailes de formaturas, aulas da saudade, cultos ecumênicos, festas de 100 dias, festas de meio médico, cerimônias do jaleco, registros fotográficos para placas, para convites e similares, exercem suas atividades de forma totalmente independente, não possuindo qualquer participação, parceria ou vinculação com a FEPAM, com o UNIPAM ou com o Colégio Universitário.

Esclarece-se, ainda, que o credenciamento de empresas de fotografia e de filmagem, tanto para novos cadastros quanto para recredenciamentos das empresas já cadastradas, é realizado anualmente pela FEPAM, pelo UNIPAM e pelo Colégio Universitário. Uma vez que o modelo de parceria vigente na instituição contempla somente o credenciamento de empresas de fotografia e de filmagem para o atendimento dos nossos alunos nas cerimônias de colação de grau e, ainda, que a assinatura de contratos com empresas que prestam serviços de formatura, de bailes e de eventos está sob a responsabilidade exclusiva da comissão de formatura de cada turma.

Por fim, a FEPAM, o UNIPAM e o Colégio Universitário destacam a importância de verificar previamente a situação econômica, fiscal e jurídica de cada empresa proponente de serviços. Além disso, a FEPAM e suas mantidas manifestam solidariedade aos alunos, familiares e demais envolvidos que tenham sido prejudicados por prestadoras de serviços de formatura e de eventos ”.