Os incêndios na região se multiplicam e os danos ambientais tomam proporções desastrosas. Na região de Serra Negra, a força-tarefa continua o trabalho árduo de controlar o fogo que já consome a floresta há alguns dias. Um filhote foi salvo enquanto agonizava em meio ao fogo e à fumaça. Em Patos de Minas, uma queimada na comunidade de Contendas queimou cerca de 80 hectares.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, na região de Serra Negra, foi realizado mais um dia de combate ao incêndio na região de Serra Negra no município de Patrocínio - MG. Ações do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais acontecem em locais de difícil acesso, íngrimes, com mata densa, onde foram verificados vários focos de fogo.

Nesse sábado (21), os bombeiros conseguiram desenvolver e combater algumas frentes, de forma que ao final do dia houve a diminuição de focos o que significou um desenvolvimento significativo da Operação. Outro ponto positivo destacado pelos bombeiros foi que receberam uma equipe do Batalhão de Uberlândia, somando esforços às equipes já presentes de Patos Minas, Uberaba, Patrocínio e Belo Horizonte, em um total de 25 homens frente a atividade.

Segundo os Bombeiros, as ações de combate são minuciosas por conta da característica interna da mata que contém além da vegetação um resíduo orgânico no solo que se incendeia e queima em profundidade.

As ações continuam neste domingo (22),  com todas as equipes. Diante da tragédia provocada pelo fogo, um gesto de amor comovente. De acordo com o Tenente Damacena, chefe de uma das frentes de combate ao incêndio, os bombeiros encontraram uma ninhada de animais, aparentemente de javaporco, sendo que a maioria conseguiu fugir a equipe. No entanto, já bastante fraco, um filhote permaneceu. Os bombeiros o ampararam e lhe deram água para matar a sede. Depois, ele foi levado para um lugar seguro com profissionais da Mosaic e então encaminhado para o CETRAS de Patos de Minas.

E os incêndios não pararam por aí. Nesse sábado (21), uma grande queimada deixou cerca de 80 hectares devastados na região de Contendas, situada em Patos de Minas. O fogo queimou áreas de preservação permanente e pastagens de diversas fazendas, causando um prejuízo sem tamanho. Os focos de incêndio tem se multiplicado nos últimos dias e os prejuízos ambientais e para a saúde das pessoas são incalculáveis.