Os incêndios florestais têm assolado o Noroeste do estado de Minas Gerais, cujo polo é Patos de Minas. Por onde se passa é comum ver focos de incêndio ou áreas queimadas. O fogo já causou diversos prejuízos à fauna, flora, saúde e aos produtores rurais.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, desde o último dia 16 de setembro, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais combatiam um incêndio de grandes proporções em Arinos, Noroeste do estado, onde uma queimada descontrolada destruía áreas de matas de preservação, matas ciliares, pastagens e ainda colocava em risco as edificações das fazendas e de um assentamento. Imagens mostram um trator sendo consumido pelas chamas.

Dentro do Plano Integrado de Preparação e Resposta aos Incêndios Rurais, projeto piloto no estado, a corporação deslocou equipes para o local, onde trabalharam intensamente para combater as chamas e proteger vidas, bens e o meio ambiente. Na tarde deste sábado (25), as equipes conseguiram debelar os últimos focos do incêndio que destruiu cerca de 20 mil hectares de vegetação e encerraram a operação que durou 10 dias.

A operação foi marcada pela perda do Sargento BM Carlos Roberto, na última quarta-feira (22), após sofrer uma parada cardiorrespiratória em campo.