Os patenses torcedores do Atlético Mineiro receberam uma visita ilustre neste sábado (14). O massagista Belmiro, que ficou por 55 anos no clube e ganhou o status de lenda, esteve em um bar e compartilhou histórias com os torcedores. Belmiro conversou com o Patos Hoje e falou sobre momentos em Patos de Minas e bastidores no Atlético Mineiro.

Muito carismático, Belmiro visitou o “Bar do Cochila”, na rua Olegário Maciel, onde já é tradicional os atleticanos se reunirem para ver os jogos do Galo. Inclusive, diversos torcedores receberam Belmiro em clima de festa, tiraram fotos e conversaram sobre a trajetória do ídolo.

O massagista agradeceu a recepção e contou para o Patos Hoje sobre momentos em Patos de Minas. Belmiro esteve na cidade em um dia emblemático para os torcedores atleticanos, a final do Campeonato Brasileiro de 1977, em que o Atlético chegou invicto para final contra o São Paulo. Belmiro estava em Patos de Minas para um amistoso com a equipe juvenil e o massagista que estava com o profissional, teve um imprevisto. Belmiro pegou um ônibus na rodoviária, em um dia chuvoso, e embarcou rumo a Belo Horizonte. O Galo acabou perdendo aquele jogo.

Belmiro lembrou também sobre a semifinal da Libertadores de 1981, que segue viva na memória dos torcedores, o Atlético Mineiro enfrentou o Flamengo no Estádio Serra Dourada, em Goiania, e o juiz José Roberto Wright expulsou, simplesmente, cinco jogadores do Galo, ainda no primeiro tempo. “O Wright deve ter tomado alguma coisa diferente, para acabar o jogo com 28 minutos de jogo”, disse Belmiro em tom descontraído.

Ao ser perguntado sobre quem foram os melhores jogadores com quem trabalhou, Belmiro disse que não conseguia escalar os melhores, em um único time, devido terem sido muitos em cada posição, ao longo de 55 anos. Reinaldo, Ronaldinho, Lola, Éder, Taffarel, Hulk, Luizinho, Osmar, Cerezo, Paulo Martins, Pierre, Donizete foram alguns dos grandes jogadores citados por Belmiro. Ele inclusive citou ex-jogadores que são de Patos de Minas, como o Rogério e o Paulo Sérgio.

Sobre os jogadores mais importantes, Belmiro disse que em cada década o clube teve um jogador de destaque, sendo a referência. “Na década de 70/80 foi o Reinaldo, Éder e Cerezo. De 90 você vê o Guilherme. Dois mil e pouquinho outra turma. Com o Ronaldo ganhamos a Libertadores e agora temos o Hulk. Cada um foi importante em sua época”.

Sobre o atual momento do Atlético, Belmiro acredita que o clube fica entre os quatro melhores e conquista ou a Libertadores ou a Copa do Brasil. Falando em títulos, para Belmiro a conquista do Brasileiro de 1971 foi mais importante do que a de 2021, Belmiro é o único funcionário do clube que presenciou os dois.

Belmiro encerrou deixando um recado pra os torcedores atleticanos. “O recado que eu deixo para os atleticanos em todo o Brasil é acreditar. Pensar que o Atlético vai em frente e torcer muito sem confusão. Eu acredito e nos acreditamos que seremos campeões”, disse Belmiro.

AgroGalo

Belmiro é embaixador da AgroGalo, embaixada que é reconhecida pelo clube, que foi fundada em Patos de Minas. O grupo foi criado como uma forma de associar o agronegócio e a paixão dos torcedores pelo clube. Apesar de ter sido fundada há cerca de seis meses, a AgroGalo tem adeptos espalhados no Brasil e em outros países.