A movimentação dos artistas e agentes culturais de Patos de Minas pela extinção da Secretaria Municipal de Cultura deu resultado. Eles foram recebidos pela prefeita Béia Savassi na tarde dessa quinta-feira (26) e convenceram a chefe do executivo a reconsiderar a proposta de extinguir a pasta.

Depois do encontro, Béia Savassi reuniu a imprensa para comunicar a decisão. Ela informou que vai manter a Secretaria Municipal de Cultura. Ela reconheceu a importância da pasta e informou que não é intenção da administração municipal reduzir os repasses de recursos para a área cultural do município.

A prefeitura informou, no entanto, que não abre mão da economia que a reforma administrativa irá proporcionar. A pasta será transferida para uma sala no Palácio Dona Filomena de Macedo Melo e será coordenada por Gabriel Savassi, que vai acumular também a Secretaria de Desenvolvimento Social.

As divisões de cultura, turismo e esportes terão seus respectivos diretores e vão ficar sob a coordenação de Gabriel Savassi. A diretoria de eventos será transferida para a Secretaria de Governo. As mudanças já começaram a valer.

Com a reforma administrativa, a prefeita Béia Savassi pretende obter uma redução de gastos de aproximadamente R$ 200 mil por ano, só na área de cultura. As mudanças devem atingir também o segundo escalão da administração municipal.