Tomaram posse na tarde dessa sexta-feira (04), os membros do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Municipal Antidrogas. A solenidade foi realizada no gabinete da prefeita Béia Savassi. Os órgãos, criados através de Leis Municipal e Federal, são consultivos e servem de ligação entre a comunidade e o poder público.

Cada um dos Conselhos Municipais é composto por 20 membros. Eles são representantes do governo, dos prestadores de serviço, dos profissionais de saúde e da própria população. Os conselheiros são responsáveis por propor e discutir políticas de saúde, acompanhar e fiscalizar as ações que estão desenvolvidas e também formular estratégias para o setor.

Os novos membros dos Conselhos de Saúde e Antidrogas vão permanecer nos cargos pelos próximos dois anos. Para Maria Auxiliadora, que já presidiu o Conselho Municipal Antidrogas, o principal desafio é criar uma política antidrogas que ainda não existe na cidade, enquanto as vítimas do crack se multiplicam na cidade.

Depois de dar posse aos conselheiros, a prefeita Béia Savassi entregou veículos novos para a Secretaria Municipal de Saúde. São três pick ups, dois veículos fechados e uma ambulância para o SAMU. Os seis veículos custaram cerca de R$ 350 mil e foram adquiridos com recursos do Ministério da Saúde.

Autor: Maurício Rocha