Os bandidos não param de inventar formas de lucrar na sociedade de forma fraudulenta. Nessa quinta-feira (20), em Patrocínio, indivíduos compraram celulares em duas lojas aplicando golpes. Os bandidos compraram três celulares com cartões, mas após concluir o negócio com a máquina emitindo o recibo e os criminosos já longe das lojas, as vítimas verificavam que não havia creditado.
De acordo com a Ascom do 46º BPM, por volta das 12h10, a Polícia Militar foi acionada e compareceu em uma de celulares na Rua Presidente Vargas, Centro de Patrocínio, onde as vítimas relataram que receberam dois indivíduos na loja, que olharam diversos modelos de celulares e saíram sem levantar suspeitas.
Posteriormente, os autores retornaram no estabelecimento dizendo que iriam comprar os dois aparelhos celulares um Samsung J5 Prime, cor branca e outro J7, cor preta. Na hora de pagar, utilizaram o sistema por aproximação da máquina de cartão do comerciante, e após a máquina emitir o recibo de pagamento, apoderaram-se dos aparelhos celulares e saíram rapidamente do local.
A vítima conferiu o comprovante e constatou que não havia o crédito referente à compra, que o comprovante era diferente do emitido, percebendo a fraude. Posteriormente, a Polícia Militar foi acionada em outra loja de celulares na Av. Rui Barbosa no bairro São Benedito, em que dois autores agiram de modo semelhante e levaram um aparelho Samsung A10. A Polícia Militar está realizando diligências a fim de identificar os autores, bem como recuperar os celulares apropriados indevidamente.
A Polícia Militar está orientando como prevenir este tipo de crime. Os comerciantes devem conferir os dados dos recibos emitidos pelas máquinas de cartão minuciosamente, comparando se estão todos corretos, antes de entregar os produtos/serviços; observar atentamente data e horário da venda, valor do produto ou serviço, dados do estabelecimento; verificar também se as demais características do cupom batem com as dos normalmente emitidos, se estão no mesmo padrão, como fonte utilizada, cor do papel etc.
As pessoas devem ainda, caso desconfiem ou identifiquem alguma divergência no cupom, utilizar o recurso de reimpressão da última venda realizada na máquina, antes mesmo que a pessoa deixe a loja com o produto; acompanhar também se todas as vendas foram registradas no seu aplicativo e ficar de olho na maquininha, nunca deixando que o comprador digite a senha ou conclua a transação fora de seu campo de visão e atentando-se à emissão do comprovante em sua máquina de cartão.
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