A greve dos bancários já dura 15 dias em Patos de Minas.

Os bancários decidiram rejeitar a proposta de 7,5% de reajuste nos salários oferecida pela federação Nacional dos Bancos – FENABAN – e da continuidade a greve que já dura 15 dias em Patos de Minas. Funcionários de todas as agências da cidade aderiram a paralisação que tem causado transtornos à população e rendido muitos memes nas redes sociais.

A pauta de reivindicação dos bancários é extensa e inclui aumento de 16% nos salários, melhores condições de trabalho, fim das metas abusivas e aumento de benefícios como vale alimentação e participação nos lucros e resultados. Inicialmente a Fenaban ofereceu 5,5% e nessa terça-feira (20) aumentou a proposta para 7,5%, que também foi rejeitada.

Uma nova assembleia será realizada ainda nesta quarta-feira (21) pela Federação Nacional dos Bancos para decidir se melhoram ou não a proposta de reajuste salarial para a categoria. O presidente do Sindicato dos Bancários de Patos de Minas, Ivan Gomes, disse que aguarda um posicionamento da Fenaban para decidir os rumos da greve na cidade.

Enquanto aguardam uma definição em torno da queda de braço entre banqueiros e bancários os brasileiros usam a criatividade para explicar os efeitos da greve. Memes se espalham na internet e, se não resolvem, pelo menos divertem aqueles que aguardam o fim da paralisação.

Autor: Maurício Rocha