Bancários de Patos de Minas entrarão em greve a partir de próxima terça-feira (06). A decisão foi tomada em assembleia realizada pelo Sindicato dos Bancários. Durante o encontro, os profissionais do setor rejeitaram a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos – FENABAN – e decidiram interromper as atividades para forçar a negociação.
A decisão foi por unanimidade. Os bancários consideraram muita baixa a proposta da FENABAN de um reajuste de 6,5%, mais abono de 3 mil reais, o que representa 2,8% de perda salarial à categoria. Os bancários têm como principais reivindicações o reajuste salarial de 14,78%, a defesa do emprego, o combate às metas abusivas e ao assédio moral, o fim da terceirização, a defesa das empresas públicas e a manutenção de direitos.
“Mais uma vez, foi um desrespeito que os bancos fizeram com os seus trabalhadores, oferecendo uma proposta de 6,5%, que nem sequer repõe a inflação. Além disso, querem voltar com o abono, que sabemos que é um retrocesso, pois é imediatista e não reflete em outras verbas. Os bancos lucraram R$ 29,7 bilhões somente no primeiro semestre deste ano e apresentam uma proposta rebaixada e dizem não a todas as outras reivindicações. Não podemos aceitar que os bancos, que continuam tendo lucros bilionários, usem o argumento da crise para retirar direitos dos trabalhadores”, afirma Ivan Gomes Caetano, presidente do Sindicato.
A paralisação que começa na próxima terça-feira (06) é por tempo indeterminado. O Sindicato dos Bancários não comunicou quais agências bancárias aderiram à greve.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]