Bancários em todo o país protestam, nesta segunda-feira (19), reivindicando melhores condições de trabalho e aumento salarial. Em Patos de Minas, manifestantes entregaram cartilhas para pedestres e colaram panfletos em bancos. Na cidade, cerca de 250 trabalhadores atuam no setor bancário.
Segundo Ivan Gomes, Secretário de Finanças do Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e região, a negociação com a Federação Nacional dos Bancos (FEBRABAN) acontece há cerca de dois meses. No último encontro para negociações, que era sobre os salários, a FEBRABAN não apresentou nenhuma proposta. Até o momento, já aconteceram sete encontros para negociações. Além de condições da categoria, os bancários pedem redução nos juros.
“Nós temos uma mobilização nacional hoje e a gente vai forçar a sair uma proposta econômica que garanta pelo menos uma correção pela inflação. A mobilização hoje é um aviso para os banqueiros para que apresentem uma proposta. Uma paralização, ou greve, vai depender da continuação da negociação”, afirmou Ivan Gomes.
É considerado bancário o trabalhador que atue em bancos. Em Patos de Minas, existem cerca de 250 profissionais deste setor. As manifestações são por melhores condições em bancos, não incluindo as cooperativas.
Nesta terça-feira (20), acontecerá mais um encontro para negociação. Os profissionais esperam que, desta vez, a FEBRABAN apresente uma proposta.