O mês de janeiro trouxe mais um aumento nas contas de água dos consumidores de Patos de Minas. Desde o último dia 15, o valor referente à tarifa da coleta e de tratamento de esgoto passou de 25% para 33% do montante da conta de água, um aumento de 8 pontos percentuais. Em entrevista coletiva na sede da companhia na manhã desta quarta-feira (27), a superintendente da Unidade de Negócios Oeste da Copasa, Cristiane Carneiro, explicou sobre o reajuste e afirmou que a expectativa é que o valor da tarifa de esgoto chegue a 100% da conta de água em janeiro de 2022. A diretora também anunciou um investimento de mais de 47 milhões em melhorias na estrutura da companhia.

Segundo a superintendente, a previsão da Copasa é que, depois do aumento em janeiro, os reajustes sigam ocorrendo de forma gradativa nos próximos meses. Em julho, a tarifa passará de 33% para 67%. Já em janeiro de 2022, o valor passará a ser de 100%. Isso significa que, daqui a 12 meses, uma família que consome o referente a R$100,00 de água pagará R$200,00 na conta devido à tarifa de esgoto. O reajuste também é válido para os consumidores que pagam a tarifa social, cujos valores da conta de água são 50% menores.  Os moradores de bairros que ainda não contam com a coleta de esgoto não pagarão pelo aumento.

“O tratamento de esgoto em Patos de Minas começou em 2013 com 30% de percentual de tratamento. Em 2018, esse percentual aumentou para 80% e, em 2019, chegamos a 90%.  Desde então, a população de Patos de Minas nunca pagou pelo tratamento. Nas contas antigas, consta apenas o valor do esgoto coletado”, explicou Cristiane Carneiro. “Há alguns meses, começamos a informar a população sobre o início da cobrança do valor do tratamento, conforme acordado com o poder concedente. A partir deste mês, as contas já terão o valor da coleta e do tratamento”.

Em meio ao reajuste e às críticas da população sobre a falha no abastecimento de água em diversos pontos da cidade, a superintendente também anunciou um investimento de 47 milhões e 700 mil reais para obras de melhorias na infraestrutura da companhia em 2021. No último dia 19, a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) já havia enviado um relatório da fiscalização que via a necessidade de ampliar a estrutura da rede de água e esgoto da Copasa em Patos de Minas.

Desse valor, a Copasa já destinou 11 milhões de reais para a finalização da rede de esgoto na cidade, que passará a cobrir 100% do volume de esgoto produzido. As obras já estão em andamento. A empresa também concluiu uma licitação de 2 milhões e 300 mil reais para a construção da Unidade de Tratamento de Resíduo na sede da Copasa. A companhia também está preparando editais para a ampliação do sistema de água em Patos de Minas (valor previsto de 19 milhões, em duas etapas), para a automação da rede de esgoto (400 mil reais) e para o tratamento de esgoto nos distritos de Major Porto, Pilar, Pindaíbas, Santana de Patos, Bom Sucesso e Areado (14 milhões).

Além dos investimentos da companhia para o ano de 2021, a superintendente comentou sobre a situação do Bairro Quebec, que foi construído próximo à Estação de Tratamento de Esgoto da companhia, que já existia no local desde 2013. Os moradores da região têm convivido com o forte mau cheiro proveniente dos processos químicos do tratamento, e a questão tem tramitado na Justiça desde o segundo semestre de 2020. Segundo Cristiane Carneiro, a Copasa tem tomado as providências possíveis para diminuir o transtorno.

“Mesmo considerando que a Copasa não teria essa responsabilidade [por existir no local antes do bairro], estamos trabalhando intensamente e buscando alternativas para amenizar esse transtorno. A estação de tratamento inclui um processo biológico em que as bactérias se alimentam da matéria orgânica, o que gera gases com mau cheiro. Já há o processo de queima desses gases, e estamos instalando caixas para filtrar esse mau odor”, afirmou a superintendente.