A Câmara Municipal de Patos de Minas promoveu nesta quarta-feira (02) uma audiência pública para debater o problema das estradas rurais do município. Há muitos pontos intransitáveis e, o foco do trabalho será para deixar as estradas trafegáveis. Empresas terceirizadas deverão atuar para ajudar a recuperar as estradas.

A audiência foi convocada pelo Vereador Mauri da JL e contou com a participação de praticamente todos os vereadores. Eles viram com muita preocupação a situação das estradas, pontes e mata-burros do município, principalmente devido à enchente dos últimos dias. Segundo eles, há problema na escoação da produção, na chegada de insumos nas propriedades, com o transporte dos alunos e famílias ilhadas devido à precariedade das vias.

A necessidade de se recuperar as estradas foi ressaltado por todos e também houve críticas ao uso de entulho para tapar os buracos. A prática estaria danificando os veículos, porque material cortante e perfurante está sendo lançado das estradas. O uso de entulho também estaria infringindo a legislação ambiental.

O vereador Itamar André destacou a necessidade de fazer a restauração das estradas porque a situação é urgente. Ele também ponderou que somente a terceirização do serviço não surtirá o efeito desejado. “Havia cinco equipes para restauração das estradas, mas agora com a terceirização nós vamos chegar a 3”, disse.

O Vereador João Batista enfatizou a necessidade de se fazer a recuperação de forma mais ágil. “Muitos produtores não chegaram à audiência, porque não conseguiram passar”, disse. Ele também salientou que os produtores devem contribuir, por exemplo, permitindo que as equipes entrem nas propriedades para fazer os bolsões e assim se consiga retirar a água das estradas.

Moradores da zona rural expuseram na tribuna livre da Câmara o drama que estão enfrentando. Eles disseram que há famílias ilhadas, sem condições até mesmo de fazer um tratamento médico. Houve também agradecimento por trabalhos que aconteceram principalmente para dar trafegabilidade nos pontos mais críticos.

O Secretário Municipal de Obras, Paulo Henrique, explicou todo o problema que vem enfrentando devido à maior enchente dos últimos 30 anos e sobre o trabalho desenvolvido. Ele explicou que as chuvas levaram 20 pontes do município e há inclusive deslizamentos de terra na região dos Moreiras que vai demandar verba, que não estava incluída no orçamento.

O secretário explicou que muitos servidores foram infectados por Covid-19 e também tiveram que tirar férias atrasadas, o que dificultou ainda mais o serviço. Ele explicou também que há muitos pontos intransitáveis e o trabalho agora vai ser para dar trafegabilidade. Ele entende o sofrimento das famílias, mas que está muito disposto a recuperar as estradas. As dificuldades são grandes.

Patos de Minas tem 5654 quilômetros de estrada. Durante a audiência, foi apresentada uma possível solução definitiva para o problema da precariedade das vias. Vereadores visitaram Coromandel onde foi instalado o “asfalto ecológico” que consiste na aplicação de um produto, transformando a estrada de terra praticamente em asfalto. No entanto, o custo seria praticamente inviável já que ficaria mais caro que o asfalto. O secretário disse que está atento a todas as novas technologias.