O Atlético largou na frente na luta pelo título do Campeonato Mineiro ao vencer o Ipatinga por 3 a 2, de virada, neste domingo, no estádio Ipatingão. Os gols alvinegros foram marcados por Muriqui (2) e Diego Tardelli, com Joabe e Luizinho descontando para a equipe do Vale do Aço.

Com o triunfo em Ipatinga, o Galo aumentou sua vantagem na final, uma vez que joga por dois resultados iguais para ser campeão. A segunda partida da decisão será no próximo domingo, no Mineirão. Antes, quarta-feira, o Atlético enfrenta o Santos, às 21h50, no Mineirão, no jogo de ida das quartas-de-final da Copa do Brasil.

PRIMEIRO TEMPO

O Atlético finalizou 13 vezes na etapa inicial, contra três do Ipatinga. Logo aos três minutos, Muriqui fez boa jogada pela esquerda e rolou para Correa chutar de primeira da entrada da área, mas a bola saiu rente à trave. Logo depois, Aranha fez duas grandes defesas consecutivas nos chutes de Leanderson e Danilo Dias.



A equipe do Vale do Aço abriu o placar aos onze minutos, com Joabe, que desviou de cabeça após escanteio pela direita do ataque. O Galo foi para cima em busca do empate, que quase saiu logo em seguida na conclusão de Carlos Alberto, defendida pelo goleiro Douglas. Aos 14, Tardelli invadiu a área pela esquerda e concluiu para outra defesa de Douglas.

O Atlético chegava com perigo e o arqueiro ipatinguense realizou nova intervenção, desta vez no chute de fora da área de Fabiano. Aos 19 minutos, Jairo Campos invadiu a área pela esquerda e finalizou para mais uma defesa de Douglas. Depois da tentativa de Fabiano, de cabeça, Correa invadiu a área pela direita e sofreu pênalti do goleiro. O artilheiro Diego Tardelli cobrou rasteiro no canto direito do goleiro e empatou a partida: 1 x 1.

O segundo gol atleticano quase saiu no cabeceio de Muriqui após cruzamento de Diego Tardelli pela esquerda e a bola saiu rente à trave. O Alvinegro teve outra grande oportunidade aos 40 minutos, quando Leandro cruzou pela esquerda e Werley cabeceou por cima do gol.

Embalado pelo gol, o timeatleticano aumentou a pressão e, no ataque seguinte, Muriqui chutou da entrada da área, exigindo boa defesa de Douglas. O Galo ainda teve chances em cruzamentos de Leandro e Carlos Alberto,mas a primeira etapa terminou com o placar de 1 x 1.

SEGUNDO TEMPO

O Ipatinga ameaçou no chute de Joabe, defendido por Aranha. O Atlético, que retornou do intervalo sem alterações, respondeu em seguida na finalização de Tardelli, defendida por Douglas. No lance, Muriqui pegou o rebote e concluiu de primeira, mas a bola desviou no zagueiro.

Aos cinco minutos, o Galo virou o jogo com um belo gol de Muriqui, que tabelou com Diego Tardelli, deu um drible de corpo em seu marcador e tocou no canto esquerdo do goleiro. Três minutos depois, Leandro cruzou pela esquerda e a defesa do Ipatinga fez o corte.

O Galo levou perigo no cruzamento de Ricardinho pela esquerda e a bola atravessou a grande área. Aos 17 minutos, o técnico Vanderlei Luxemburgo promoveu a entrada de Jonílson no lugar de Fabiano. Em seguida, foi a vez de Benítez entrar no lugar de Correa.

Aos 28 minutos, o Ipatinga empatou na cobrança de falta de Luizinho pela esquerda. Depois da entrada de Júnior no lugar de Leandro, o Atlético quase retomou a vantagem no placar dois minutos depois, no cabeceio à queima roupa de Diego Tardelli, defendido por Douglas.

O ímpeto atleticano foi premiado aos 38 minutos, quando Júnior pegou a sobra de bola na grande área, chutou rasteiro e Muriqui desviou para fazer o terceiro gol e garantir a vitória no primeiro jogo da decisão.

FICHA TÉCNICA

IPATINGA 2 x 3 ATLÉTICO
Motivo: 1° jogo da final do Campeonato Mineiro
Data: 25/4/2010
Gols: Joabe (11’), Diego Tardelli (29’), Muriqui (50’) (83’), Luizinho (73’)
Público: 11.000
Renda: R$ 285.600,00
Estádio: Ipatingão
Cidade: Ipatinga (MG)
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (Fifa-SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Vicente Romano Neto (CBF-SP)
Cartão amarelo: Jonílson (Atlético)

Atlético
Aranha; Carlos Alberto, Jairo Campos, Werley e Leandro (Júnior); Zé Luis, Fabiano (Jonílson), Correa (Benítez) e Ricardinho; Muriqui e Diego Tardelli. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Ipatinga
Douglas; Max, Éber e Sílvio; Luizinho, Leanderson, Mateus (Afonso), Francismar (Reina) e Marinho Donizete; Danilo Dias e Joabe (Muller). Técnico: Gilson Kleina.