Na tarde desta segunda-feira (28), nossa reportagem foi até ao bairro jardim panorâmico e conheceu o campeão brasileiro de Power Lift, ou seja, levantamento de peso. O jovem patense de 22 anos competiu com outros 15 atletas no estado de Santa Catarina e teve a melhor performance. Incentivado por seu treinador, Samuel Vasconcelos se prepara agora para as próximas competições.

A competição aconteceu em São Bento do Sul e contou a participação de vários atletas. Logo na estreia, Samuel já conseguiu ter uma boa performance para ganhar a medalha de ouro. Samuel competiu em duas categorias, júnior e estreante. O Power Lift é um campeonato de alto nível, onde os atletas precisam levantar peso e também convencer em questão de postura. Primeiro é o levantamento terra que é quando o atleta pega a barra com pesos no chão e levanta até a altura das pernas e permanece com a coluna reta.

O segundo é o supino. O atleta deita em um banco, retira a barra do suporte desce até que ela toque os músculos do peito e depois a levanta devolvendo ao suporte novamente. Para finalizar, os atletas também fazem o agachamento que é quando uma barra com pesos é colocada na parte superior das costas do atleta e ele abaixa flexionando joelhos e quadril e posteriormente volta a posição inicial.

No levantamento terra, Samuel conseguiu levantar 215 quilos, quase o equivalente a duas motos 125 cilindradas. Já no supino, ele conseguiu levantar 105 quilos. No agachamento, o atleta conseguiu levantar 192,5 quilos. Com esse resultado, o patense voltou para casa com duas medalhas no peito. Segundo ele, a grande inspiração é o amigo e treinador Matheus Marx. Matheus também compete e chegou a ser campeão estadual da modalidade.


Segundo Matheus, os treinamentos para a competição começaram ano passado. Além do compromisso com os treinos, o atleta precisa ter disciplina, foco e muita força de vontade para querer sempre ir além. Matheus e Samuel se preparam agora para as próximas competições estaduais e nacionais que virão durante o ano.