A jovem atleta patense Ana Cecília Gonçalves Vieira tem levado o nome de Patos de Minas ao cenário internacional do esporte. Com apenas 14 anos de idade, 1,78m de altura e atuando na posição de oposta, ela atua pelas equipes de base do Praia Clube e  integra a delegação do Colégio Nacional de Uberlândia que está disputando o Campeonato Sul-Americano Escolar, em Assunção, no Paraguai.

Ana Cecília iniciou sua trajetória no voleibol ainda aos 10 anos, na escolinha do Caiçaras. O professor Jorge percebeu seu talento e incentivou os pais que buscassem uma estrutura mais profissional para que ela pudesse evoluir. A jovem se dedicou, treinou intensamente e chegou a defender os times Caiçaras e PTC em competições municipais e regionais.

No fim de 2024, a atleta participou de uma seletiva e foi convidada a integrar o Praia Clube de Uberlândia, onde vem se destacando em campeonatos regionais, estaduais, nacionais e, agora, internacionais. Ela já foi campeã do JEMG em todas as fases — municipal, microregional, regional e estadual — e garantiu vaga para o JEBS, onde também se sagrou campeã com a equipe do Colégio Nacional de Uberlândia, parceria com o Praia. O título rendeu a classificação para representar o Brasil no Sul-Americano Escolar.

Na competição atual, o Brasil teve um início arrasador. No primeiro confronto, venceu a Argentina por 3 sets a 0, com parciais impressionantes: 25 x 1, 25 x 1 e 25 x 3. No segundo jogo, contra o Peru, as brasileiras encontraram mais resistência, mas superaram as adversárias por 3 sets a 1. Nesta quinta-feira (05), a equipe de Ana Cecília venceu a Colômbia também por 3 a 1 e disputam a semifinal nesta sexta-feira.

A final está marcada para o sábado, ainda sem adversário definido. A equipe brasileira está confiante e focada. Em mensagem enviada ao Patos Hoje, Ana Cecília prometeu empenho para trazer a medalha de ouro para o Brasil.


“Estou imensamente feliz e honrada em representar Patos de Minas, minha cidade natal  e a cidade de Uberlândia, a qual me acolheu como atleta no Sul-Americano Escolar, em Assunção. Vestir essa responsabilidade e levar o nome da minha cidade para uma competição tão importante é um grande orgulho. Sou muito grata por essa chance e vou dar o meu melhor em cada momento dessa jornada”, disse ela.

Se for campeã, a equipe brasileira garante vaga para disputar o campeonato mundial estudantil.