Membros da Associação de Proteção aos Animais lotaram o salão de convenções do HZ Hotel, na tarde dessa segunda-feira (06) para acompanhar a votação do projeto que cria a Lei de Proteção aos Animais. O PL de autoria do vereador Batista Miúdo já havia sido aprovado na Câmara, mas foi vetado pela prefeita Béia Savassi.

O Projeto de Lei prevê a criação de um canil para abrigar os cães e gatos que vivem abandonados pelas ruas da cidade, um espaço para a castração dos animais, a instalação de chips para identificar o proprietário e a realização de campanhas educativas para incentivar a guarda responsável dos cães e gatos.

As medidas contidas no Projeto, segundo especialistas, poderiam resolver o problema da superpopulação de cães e gatos vadios. Os animais têm causado inúmeros transtornos para a população. Mesmo assim, o Projeto de Lei foi vetado pelo executivo.

Mas, em votação secreta, os vereadores derrubaram o veto da prefeita Béia Savassi por sete votos a três, mantendo a lei que protege os animais abandonados. Com esta decisão, o Poder Executivo terá 180 dias para adotar as medidas estipuladas pelo projeto.