As dezenas de árvores da avenida Padre Almir estão sendo cortadas.

O meio ambiente de Patos de Minas mais uma vez vai sofrer uma perda. As dezenas de árvores da avenida Padre Almir terão que ser derrubadas. O problema é que elas estariam danificando a galeria de água pluvial que existe no local. O trabalho de corte já começou e muitas já foram derrubadas. Arbustos de pequeno porte serão plantados no lugar.

De acordo com o Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, César Pereira Caixeta, o canteiro central da avenida possui apenas cerca de 50 a 60 cm de terra e as raízes das plantas estão danificando a laje superior da galeria de água pluvial existente ali. O corte, segundo o diretor, foi um pedido dos engenheiros que fizeram uma avaliação no local.

César informou que toda a avenida é coberta por essa galeria que foi feita onde era o antigo “Córrego do Mamoré”. Segundo ele, somente os arbustos de menor porte permanecerão no canteiro. No lugar das árvores, serão plantadas palmeiras e azáleas que, segundo ele, permanecem floridas grande parte do ano e não danificam a galeria.

O trabalho que começou nesta sexta-feira (21) se estenderá nos próximos dias. Muitas viagens de caminhões serão necessárias para a retirada de toda a madeira que restará das árvores. Até o plantio dos novos arbustos, a população, principalmente aqueles que fazem caminhada no local, vai sentir a falta da sombra e do frescor que as plantas proporcionavam.

Autor: Farley Júnio