O Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais, CEMIG, em reunião realizada nessa terça-feira (20), elegeu Arlindo Porto Neto para o cargo de vice-presidente da Diretoria Executiva da companhia. O cargo estava sendo ocupado cumulativamente pelo presidente da empresa, Djalma Bastos de Morais.

Natural de Patos de Minas (MG), Arlindo Porto é administrador de empresas, formado pela Universidade Federal de Uberlândia, onde também se graduou em ciências contábeis. Foi prefeito de Patos de Minas, vice-governador de Minas Gerais (1991 a 1995) e senador da República (1995 a 2003). Ocupou ainda o Ministério da Agricultura e Abastecimento, entre 1996 e 1998.

Atualmente Arlindo Porto Neto ocupa a vice-presidência da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, a CODEMIG. Ele deverá deixar o cargo para assumir o novo posto, agora na CEMIG.

A CEMIG é uma das mais importantes concessionárias de Energia Elétrica do Brasil. A área de concessão da CEMIG cobre cerca de 96,7% do território mineiro, correspondendo a 567.478 mil km².

A Companhia possui 54 usinas em operação, cinco delas em sistema de parcerias com grupos empresariais, com base predominantemente hidrelétrica, que produzem energia para atender a mais de 17 milhões de pessoas em 774 municípios. Outras três usinas estão em construção. Além disso, a CEMIG está investindo em linha de transmissão no Chile.

A CEMIG também está presente, por meio de empreendimentos de geração ou de comercialização de energia, nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

O governo de Minas Gerais é o principal acionista da CEMIG, que é uma empresa de capital misto, contando com 50,96% das ações ordinárias. O restante está nas mãos da iniciativa privada.