No final de semana, o Patos Hoje mostrou a péssima condição do trecho privatizado da BR 365 que vai de Patrocínio a Uberlândia. Buracos tomam conta da rodovia, inclusive na praça de pedágio. A deputada Ludmila Falcão também cobrou do Governo Estadual uma posição para solucionar o problema. Além dos transtornos e riscos de acidentes, muitos condutores ficaram pelo caminho com pneus estourados. Os preços dos pedágios também foram alvo dos condutores. Atualmente, os valores variam de R$ R$6,35 para motos, R$12,70 para carros e até R$127,00 para treminhões.
Nesta quinta-feira (03), o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), estabeleceu prazo para que a EPR Triângulo realize reparos na malha viária da BR-365. A concessionária tem até sexta-feira (5/4) para efetuar melhorias na rodovia, que foi afetada por chuvas intensas no Triângulo Mineiro, resultando em danos ao pavimento em trechos específicos da concessão.
De acordo com a Defesa Civil de Uberlândia, entre os dias 25 e 28/3, o volume de chuvas na região representou cerca de 48% do que era esperado para todo o mês.
O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, destacou o compromisso do Governo do Estado em melhorar a segurança e a trafegabilidade da via.
“Tivemos um volume de chuvas muito acima do normal, o que ocasionou a deterioração do pavimento. Estamos atuando com prontidão, fiscalizando o trabalho da concessionária na manutenção corretiva do trecho, para que, até o fim desta semana, todos os pontos críticos do pavimento sejam reparados”, afirmou.
Desde o primeiro dia de chuvas, as equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) também estão percorrendo o trecho para vistoriar os trabalhos que estão sendo realizados.
Durante a semana, a Seinfra autuou a EPR Triângulo pelo descumprimento do prazo contratual para realizar a manutenção de avarias na pista.
Por determinação da secretaria, a empresa está mobilizando recursos adicionais e intensificando ações para execução de reparos emergenciais e tapa-buracos.
Concessão
O contrato prevê que a concessionária realize a exploração da infraestrutura, operação, manutenção, monitoramento, conservação, ampliação da capacidade e manutenção do nível de serviço.
Nos próximos anos, uma série de melhorias estão programadas para os mais de 600 quilômetros sob concessão no Triângulo Mineiro.
Serão investidos, também, cerca de R$ 3,2 bilhões em duplicações, terceiras faixas, acostamentos, melhorias de acessos e adequações de pontes e viadutos, além de R$ 2,6 bilhões em serviços operacionais aos usuários.