Os números crescentes de casos de coronavírus em Patos de Minas fizeram com que o Comitê Estadual regredisse a região para Onda Amarela, impondo maior restrição a certas atividades. Nesta quinta-feira (14), o número de casos voltou a ser expressivo, sendo confirmados mais 47 infecções por coronavírus.

De acordo com o boletim municipal, a Capital do Milho está agora com 4699 casos de Covid-19, sendo que ontem eram 4652. Do total, 102 pessoas perderam a vida, 398 estão se recuperando em casa, 18 estão internadas, sendo 3 em leitos de UTI, e 4.181 pacientes se recuperaram, um percentual de 88,96%.

Dos pacientes suspeitos e confirmados, há 20 internados, sendo 15 em leitos clínicos e 5 em UTIs. A ocupação dos leitos públicos e privados está em 66,67% dos clínicos e 46,43% das UTIs. No setor público, a situação é mais tranquila com ocupação de 21,88% dos leitos clínicos e 31,58% das UTIs. A ocupação total está em 60,19%.

O Hospital de Campanha tem, nesta quinta-feira (14), seis leitos clínicos ocupados, e dois pacientes estão em UTIs.  Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, a nova constituição do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 (Portaria 4.458/2021) estará reunida nessa sexta-feira (15) e, desse encontro, sairão as definições quanto à regressão de Patos de Minas para a onda amarela do Minas Consciente. A secretária de Saúde, que coordenará o grupo de trabalho, adiantou que tais medidas começarão a valer somente na segunda-feira (18). Em breve, será publicada notícia mais completa sobre o assunto.

"Apesar de a onda amarela começar a valer no sábado, dia 16, vamos adiar o início para a próxima segunda-feira. Precisamos ter tempo hábil para adaptar protocolos e outras medidas necessárias e permitir que a comunidade conheça melhor essas mudanças. No fim de semana, permanece tudo como está, mas não quer dizer que as pessoas devem esquecer as medidas de prevenção", disse Ana Carolina Magalhães Caixeta.