O Monumento ao Homem do Campo perdeu mais um pedaço do braço. O popular “Homem do Balaio” já tinha sido alvo de vandalismo no mês passado e perdido uma das mãos. Nesta terça-feira (20), a escultura amanheceu faltando mais um pedaço.

O Monumento ao Homem do Campo foi inaugurado no dia 24 de maio de 1961, pelo Governador Magalhães Pinto, durante as comemorações do aniversário da cidade e da terceira Festa do Milho. Em mais de 60 anos, o chamado Homem do Balaio já foi alvo de inúmeros atos de vandalismo e sofreu diversos danos.

Segundo a historiadora Marialda Coury, no ano de 2002, o Monumento passou por uma profunda restauração. Na época, o restaurador Antônio Dias Lopes veio da Espanha para recuperar a escultura, que estava bastante danificada. Depois disso, outros trabalhos de restauração foram executados, mas o monumento segue sem uma proteção.

Desta forma, o Monumento ao Homem do Campo, que além de homenagear os agricultores, também embeleza a mais charmosa avenida de Patos de Minas, segue sendo vítima dos vândalos.