O prefeito de Lagoa Formosa, Edson Machado – Didi – publicou decreto estabelecendo regras mais rígidas para o funcionamento de bares, restaurantes e simulares e para a realização de eventos em geral. A medida foi adotada após um final de semana de excessos. Imagens que circularam nas redes sociais, mostraram até a realização de show ao vivo, com a principal praça da cidade tomada por pessoas sem máscara.

O Decreto proíbe que os proprietários de bares, lanchonetes e similares utilizem calçadas, vias públicas, praças e quiosques para a colocação de mesas. Proíbe também a realização de show ao vivo por tempo indeterminado. Proibi ainda a realização de festas, shows e eventos em boates, casas de festas e similares também por tempo indeterminado.

Em caso de descumprimento das medidas estabelecidas, os infratores flagrados pela fiscalização poderão ter seus estabelecimentos interditados pelo período mínimo de 15 dias ou até mesmo terem o alvará de funcionamento suspenso.

O Decreto Municipal também estabelece multa no valor de 1.000 unidades fiscais do município, o que equivale hoje a R$ 5.440,00. Em caso de reincidência,  o valor da penalidade será dobrado.

O município de Lagoa Formosa tem conseguido controlar a pandemia da Covid-19. Embora já tenha contabilizado 53 óbitos em decorrência da doença, o município chegou a ficar 13 dias sem registrar um único caso. A doença voltou a aparecer nos últimos dias e a medida é para evitar uma nova onda de contaminação.