O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED- divulgou um novo saldo do mercado de trabalho com informações nacionais, estaduais e municipais referentes ao mês de agosto. Patos de Minas teve um saldo positivo de 56 empregos, quebrando o ciclo de queda dos dois meses anteriores.

De acordo com os dados, a Capital do Milho teve 2682 admissões e 2626 demissões no mês de agosto. O setor que puxou o saldo positivo foi o de serviços com 101; em seguida veio o comércio com 57; a indústria com 32 e, por último, a construção com mais 2 contratações. O setor de agropecuária teve um saldo negativo significativo de 136, impedindo que cidade tivesse um resultado melhor.

No total, Patos de Minas terminou o mês de agosto com um estoque de 46.685 trabalhadores com carteira assinada. No mês de julho, foram menos 387 e, no mês de junho, foram menos 147 postos de trabalho. A leve alta de agosto interrompe os meses de queda na criação de emprego no município. Neste ano, o maior estoque de empregados foi em maio, quando a cidade registrou 47.163 profissionais com carteira assinada.

O CAGED constitui uma importante fonte de informação do mercado de trabalho de âmbito nacional e de periodicidade mensal. Foi criado como instrumento de acompanhamento e de fiscalização do processo de admissão e de dispensa de trabalhadores regidos pela CLT, com o objetivo de assistir os desempregados e de apoiar medidas contra o desemprego. A partir de 1986, passou a ser utilizado como suporte ao pagamento do seguro-desemprego e, mais recentemente, tornou-se, também, um relevante instrumento à reciclagem profissional e à recolocação do trabalhador no mercado de trabalho.