O trânsito no Centro de Patos de Minas é intenso. (Foto: Arquivo Patos Hoje)

Nesta terça-feira, 22 de setembro, um dia após o Dia da Árvore, é data dedicada ao Dia Mundial sem Carro. A data prevê ações e mobilizações para o incentivo na busca de alternativas de transporte e mobilidade urbana.

Neste ano de 2015, o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, busca estimular o lançamento de ações que favoreçam a melhoria do transporte coletivo e do transporte não motorizado, incluindo medidas de restrição e controle de acesso ao automóvel, previstas no Inciso I, Art. 23, da Lei 12.587/2012 - marco legal da mobilidade urbana, nos municípios brasileiros. Cabe aos governantes em conjunto com a sociedade definir os tipos de intervenção e suas abrangências espaciais e temporais.

Neste princípio, considera-se que o Dia Mundial sem Carro é um bom momento para fazer esse estímulo com efeitos que podem ser catalisadores de uma mudança para melhor mobilidade e acessibilidade dos brasileiros e brasileiras.

No dia 3 de setembro, o Ministério das Cidades encaminhou a Circular 1432/2015, aos prefeitos informando sobre a referida data e solicitando divulgação e mobilização dos municípios em torno do assunto dedicado ao Dia Mundial sem Carro, escolhido neste dia 22 de setembro. Documento oficial em anexo.

Em Patos de Minas várias ações vêm acontecendo neste sentido de melhorar a mobilidade urbana. Recentemente, foi realizado o Fórum de Planejamento Urbano, integrando segmentos importante da sociedade organizada que debateu profundamente sobre o assunto. As resoluções previstas na Carta de Intenções no resultado do Fórum, preveem a melhoria do trânsito de Patos de Minas, com a construção de ciclo vias, de corredores de ônibus, a proibição de estacionamento em vias centrais e a instalação de calçadões em locais estratégicos da cidade, como intervenções inteligentes para a mobilidade urbana. Passeios ciclísticos são promovidos regularmente em Patos de Minas como forma do incentivo do uso de bicicleta para as tarefas do dia-a-dia dos patenses. No último domingo, foi realizado o Ciclo Sesc que reuniu mais de 300 pessoas com passeio ciclístico durante o evento Sesc no Parque.

Na circular do Ministério das Cidades encaminhada ao município, cita que "A primeira metade do século XX marcou o início da era do automóvel ao redor do Planeta, na qual a sociedade partiu em busca da propriedade e uso desse meio de transporte e os governos trabalharam na preparação das cidades para sua circulação crescente e, supostamente, ilimitada. A partir dos primeiros questionamentos desse modelo, que surgiram na década de 1960, e da crise do petróleo da década de 1970, parte da sociedade e alguns representantes de governo de governo iniciaram a busca por alternativas de transporte e de cidade, com menos automóveis e com mais qualidade de vida. Na década de 200, a União Europeia fez ampliar o alcance dessas alternativas contribuindo com o estabelecimento da campanha World Carfree Day (Dia Mundial sem Carro), que teve referendada a data de 22 de setembro como o dia catalizador de ações na Europa e em outros continentes.

Nesta data são realizadas muitas ações de sustentabilidade e mobilidade, como: campanhas que visam estimular a experimentação da cidades com menos carros. Umas das ações mais usuais é o fechamento de partes do sistema viário transformando-as em espaços de lazer. A veiculação de campanhas de sensibilização e lançamento de projetos e programas sustentáveis, também fazem parte da agenda do Dia sem Carro. A plataforma independente World Carfree Network - http://www.worldcarfree.net/wcfd/ - é uma das principais fontes de informações para o Dia Mundial sem Carro.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas