Mesmo após o novo decreto publicado ontem pelo prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, que permite a reabertura do comércio no período da tarde, muitos lojistas decidiram manter suas portas fechadas em Patos de Minas. Nossa reportagem esteve no centro da cidade na tarde desta quarta-feira (01) e registrou imagens de comércios fechados e também de fila de pessoas para pagar contas em lotérica.
O novo decreto, divulgado ontem pelo chefe do executivo patense flexibilizou o funcionamento do comércio em todo o município. Entretanto, alguns comerciantes preferiram manter suas portas fechadas. Um dia após o novo decreto ser publicado, o fluxo de pessoas nas ruas do centro até cresceu, mas está muito longe de ser considerado normal. A movimentação nesta tarde foi bastante reduzida.
As mudanças e os impactos do coronavírus podem ser vistas de longe na capital do milho. “Acredito que a situação deverá melhorar a partir de semana que vem. O pessoal ainda está com muito medo e nós estamos aqui tentando amenizar um pouco dos prejuízos”. Disse um comerciante. Nós também flagramos vários idosos caminhando tranquilamente pela cidade e pessoas formando grandes filas, principalmente nas lotéricas.
O fluxo de veículos transitando pela Rua Major Gote ainda é bastante moderado e também longe do normal. Dentre os comércios que permaneceram fechados, estão lojas de celulares, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, enxovais, utilidades e muitas outras. Um dos comerciantes que conversaram conosco disse que as pessoas estão com medo até de experimentar algum calçado ou alguma roupa e isso justifica as portas fechadas de alguns comércios.
Comentário mais curtido:
Neto
Podem até abrir, mas não vão ter clientes. Quem numa época dessas vai gastar dinheiro com coisas desnecessárias para o momento? Só vai colocar o funcionário em risco e fazer com que os desocupados fiquem passeando nas ruas. Não sei se vocês se informam sobre a real situação, mas os Estados Unidos, maior economia do mundo, vai permanecer praticamente tudo fechados até final de abril e ainda assim o Trump disse que espera que mais de 200 mil americanos morram por causa do virus, e nós aqui brincando nas ruas.
Ze
02/11/2020 09:21Kkkkkkkkk tá certinho
Parabéns
02/11/2020 09:21Cebolinha: ???????????????????????????????????????? falou tudo, isso ninguém quer ver
esperto
02/11/2020 09:21Bom ficar mais atento prefeito, tem muito comercio ficando aberto o dia todo!
William
02/11/2020 09:21mais complicado é o... do seu chefe que te impoe trabalhar nessas condiçoes. Aposto que ele mesmo fica protegido.
Cebolinha
02/11/2020 09:21Também acho... Privilégio maior, é ficar na UPA ou no São Lucas, com falta de ar, agonizando, sem respirador, aguardando a morte... É muito luxo...
Funcionária
02/11/2020 09:21Onde eu trabalho a maior parte da clientela é idosos e um grande número que moram na zona rural. Infelizmente onde trabalho virou ponto de encontro deles e espera do ônibus enquanto batem papo (dentro da loja) chegaram primeiro do que os próprios funcionários na hora de abrir. Não sabem somente olhar sem colocar as mãos no produto a ser vendido. (Toalha, roupa de cama..) e se você pedir pra não tocarem te dão uma má resposta daquelas. É complicado... só por Deus mesmo.
TONY
02/11/2020 09:21Você está mal informado amigo , a festa do milho foi cancelada . Claro que não teria a menor condição de acontecer !
Matuto
02/11/2020 09:21Enquanto o povo discute se comércio abre ou fecha, eu tô aqui ouvindo as modas de viola, fumando um palheiro, tomando uma cervejinha gelada e cavucando o canto da unha do dedão do pé tranquilim tranquilim. Caba não mundão.
PATENSE COM ORGULHO
02/11/2020 09:21Cadê o Ministério Público os Promotores ? Será que ninguém vai intervir é mandar fechar o comércio novamente ? Vão esperar começar a morrer primeiro ?
Vieira
02/11/2020 09:21Vivemos num mundinho pequenininho aqui. Quase numa redoma de vidro. Mal passamos de PO, Lagoa Formosa ou de Varjão pra cá. Aí uns três ou quatro, só para aparecer, saem daqui para ir pro estrangeiro e trazem esta peste chinesa pra nós, mas nós não temos nem aonde cair morto. Eles vão para o HVC, HNSF... nós vamos para o Regional e São Lucas... ou seja, estaremos condenados e eles continuam a ter tudo de bom e do melhor.
trabalhador
02/11/2020 09:21exato, o decreto é do comércio atender de 12:00 as 18:00 , o cara como está pensando no lado financeiro resolveu abrir o dia todo, e como você disse está escondido na salinha dele , enquanto os seus funcionários estão frente a frente com o cliente, e ainda reclamando de ter que comprar alcool.
Gordo
02/11/2020 09:21E lamentável a torcida para q Patos, Brasil apareça bastante casos confirmados e si transformem em óbitos,q mundo estamos vivendo meu Deus,pensem um pouco pra falar e vamos elevar pensamento a Deus pra ter piedade de nós
corona virus
02/11/2020 09:21na verdade tenho que concordar com o povo , para ficar em casa , se voce adoecer nao vai ter leito , nem respiradores, nem medico e remedio capacitado pra te curar .acho que o nosso gestor foi pressionado pelos comerciantes. o governador deveria rever , ou se nao ampliar hospitais e adquirir equipamentos para os proximos infectados. estes resultados demora demais deveriam ampliar para outros laboratorios fazerem os testes
Joe
02/11/2020 09:21Agora, será que pra essa ''Fenamilho '' haverá milhares de pessoas em visitas a isso aqui? Será que o parque terá público como antes ? E aí, ''to be or not to be? that's the question'' !!!Não adianta em nada se resguardar agora em e em menos de um mês cair no frevo né !? :facepunch:
Firme no isolamento
02/11/2020 09:21Bom, eu vou continuar quietinha na minha casa, que é a recomendação da OMS e do Ministério da Saúde É uma pena que o Prefeito esteja na contramão dessas recomendações Eu é que não queria ter que conviver com essa escolha na hora que esses idosos que estão aí na rua começarem a morrer, na hora que começar a falar leitos para as pessoas.
fabiano
02/11/2020 09:21Alguns falando: Ficam de porta fechada e depois vão achando que o governo é obrigado a sustentar voces. Só sei de uma coisa: O governo não é obrigado a sustentar quem está de porta fechada, mas da mesma maneira não é obrigado a garantir um leito de hospital caso você adoeça e nem sustento vitalício para sua esposa/marido/filhos caso você venha a falecer pois a recomendação da OMS é bastante clara. Nem os EUA, que são uma das maiores economias do mundo, visaram apenas dinheiro, pois decidiram deixar a economia de lado e preservar as vidas. E como o próprio Trump disse, que está temporariamente rompendo relações com o Brasil, não permitindo entrada de brasileiros em território americano nem de americanos em território brasileiro, devido a maneira que nosso querido presidente está titulando esse grave problema, ainda reiterou que esse COVID-19 não é apenas uma gripezinha, é uma doença séria e que mata.
A verdade
02/11/2020 09:21A pandemia já começou. De cada caso suspeito detectado há mais dez infectados e sem sintomas distribuindo o vírus sem saber.
Francisco
02/11/2020 09:21A direção do supermercado deveria tomar medidas quanto a isto. Lucro não é tudo!
Reflita
02/11/2020 09:21As pessoas estão colocando a confiança delas em humanos, o único que pode nos salvar é Jesus Cristo, se a nação se ajoelhasse em um clamor e reconhecesse que só Deus é Deus pra nos livra deste mal, não teria vírus, não teria crise, não teria nada.... Se o Presidente fizesse um chamado, um clamor de 5 minutos, reunindo a nação brasileira inteira, a dobrar os seus joelhos e pedir a Deus ele do céu ouviria e sararia nossa terra.. ????
Servidor
02/11/2020 09:21Não abrindo a cova já é importante. Isso é sério. Não escute ninguém. Apenas leia. Depois vc me fala.
Roberto
02/11/2020 09:21Ainda bem que muita gente aqui tem sorte de ter papai para pagar as contas, ou ter um emprego público estabilizado. Porque eu preciso trabalhar feito um cavalo para ganhar um salário e meio mais comissão e se meu patrão fecha, uma hora eu vou para a rua e o que era ruim fica crítico. Tenho mulher e criança para tomar conta. Ficar em casa é só para privilegiados.
Mariana
02/11/2020 09:21Disse tudo: coronelismo.
Mel
02/11/2020 09:21Me responda os funcionários que tiveram que voltar a trabalhar hoje. Por acaso o patrão de vocês ajudaram a fazer atendimento aos clientes ou ajudaram na linha de frente das lojas expostos ao vírus como vocês? Ou de repente nem apareceram ou ficaram escondidos no escritório?
Tá okey
02/11/2020 09:21A verdade é que ao contrário até do que os bozoloides pensavam, até os comerciantes entenderam importância do isolamento social.
Silvio
02/11/2020 09:21Parabéns prefeito .Você é o presidente contrariando o mundo Faça agora uma pesquisa se os donos dos comércios estarão na frente dos mesmos ou irão só buscar o dinheiro no fechamento da loja Absurdo com u. Mundo de estoque em uma loja'custa pagar 30 ou 69 dias com ela fechada?O peixe morre pela boca
Carinha que mora logo ali
02/11/2020 09:21Engraçado que as lojas Ching ling abriam até aos domingos, como eles sabem a origem do vírus sumiram né?
Carinha que mora logo ali
02/11/2020 09:21O "jacinto" está certo sim, agora você "para jacinto" deve ser daqueles patrões que vai colocar o funcionário pra encarar o vírus enquanto você fica escondido na sua casa, cria vergonha na cara. Se for homem de verdade deixa os funcionários em casa e dê a cara pra bater no vírus.
Sara
02/11/2020 09:21Quando o comércio estiver todo falido começar faltar comida em casa o desemprego aumentar vinte vezes mais. A fome chegar na sua casa aí vai querer trabalhar mas não será possível pq o comércio falou. Acorda gente vcs ainda vão dar razão ao prefeito irão ver que é necessário trabalhar pra viver! E quando faltar dinheiro pro governo pagar os aposentados vamos ver muitos morrendo de fome.
BBzim
02/11/2020 09:21Tá com medo fica em casa. Vai se quiser é só pedir conta.
Carlim
02/11/2020 09:21Lamentável e extremamente imprudente a decisão do prefeito e de parte dos comerciantes de Patos de Minas em relação a pandemia atual. Grande parte da população se mostra desinteressada, principalmente pessoas mais simples, fato visível ao andarmos pelo centro da cidade onde não existe nenhuma restrição social. Estamos sendo conduzidos pela mediocridade política e a ambição capitalista do lucro. Não é possível tampar os ouvidos e fechar os olhos em relação ao que está acontecendo no mundo. Que diante de uma futuro genocídio nenhum desses senhores possa contrapor a sua responsabilidade moral e criminal com a nossa população. Lembrando que estes mesmos agentes sociais colocam em risco a própria família. Como afastar riscos se nem exames de detecção estão acessíveis? Qual a postura técnica da secretaria de saúde e epidemiologia de Patos? Política e economia não podem estar acima da ciência, da evidência.
Amizade
02/11/2020 09:21Concordo com vc o povo final de semana é só farra principalmente nas chácaras
Jacinto
02/11/2020 09:21Felizmente moralista eu não preciso trabalhar, fiz um pé de meia e hoje posso ficar o resto da vida de quarentena que ainda vou ter como me sustentar e ainda emprego várias pessoas e nenhuma está sem receber e todas estão de quarentena também e faço muitas doações aos mais necessitados. E você faz o que? Vive em redes sociais e no jornalismo dando opinião na opinião dos outros onde você não foi convidado. Ia falar mais coisas mas, olhando o seu perfil resolvi deixar para lá.
Blade
02/11/2020 09:21Não é culpa do decreto. Quem quiser ir trabalhar que vá. Ninguém é obrigado.
Sabão
02/11/2020 09:21Infelizmente, parece que o prefeito de vocês ainda não percebeu a seriedade dessa pandemia. Talvez a doença não seja tão letal, mas não existe estrutura na saúde para tratar todos os pacientes. Deveria ver o que está acontecendo em países desenvolvidos como ITÁLIA, ESPANHA, EUA, FRANÇA. Mas temos sorte, Deus é brasileiro, né??
Triste
02/11/2020 09:21Deus nos proteja , proteja nossos idosos
Francisco
02/11/2020 09:21Os comerciantes estao abrindo as lojas achando que vao vender. Mas a economia parou ninguém esta pensando em comprar roupas e calçado, veículos ou outros produtos ou bens nao essências, todos os eventos e festas estão cancelados. Comercio em geral vai cair 90% ou mais. So o comércio do setor de alimentos e farmácia vai continuar vendendo o restante se ficar com as lojas fechadas no momento vai ganhar mais porque pelo menos nao vai ter despesas.
Daiana
02/11/2020 09:21Povo sem noção! Estão esperando o pior acontecer pra talvez acordarem! Estão achando que isso é brincadeira!????????????
flor de liz
02/11/2020 09:21meu Deus o que assola as nações e a fome ,desemprego e homens desmaiando de terror,e o periodo da tribulação.o povo esta psicologicamente doido, com tantas coisas ,abre os negocios eos fucionarios vao ser demitidos ,nossa e tribulação total,sinceramente tenho medo de enlouquecer,...na minha casa todos preocupados em sair ,se num sai num tem como ter emprego, e adoece de preocupação,o presidente fala em ajuda para os pobres, mas não assina a liberação ele e confuso,o povo fica se limpando toda hora e certo so que ta tudo muito doido,
Só observando
02/11/2020 09:21Cadê a fiscalização pra ficar de olho em lojas que estão ficando abertas o dia inteiro??? Tem muito patrão fazendo ameaças aos funcionários se não aparecer para trabalhar ou querer cumprir só o horário proposto no decreto. A decisão de sair de casa ou não, não está tão democrática assim não minha gente. É só observar.
Marc
02/11/2020 09:21já que está jogando praga, que sejam dos "seus" a contrairem a doença. Meu Deus, que povo que torce pelo vírus.