A noite dessa sexta-feira (27) foi muito especial para a Dona Francisca Siqueira de 83 anos. Na presença de parentes, amigos, Professoras e alunos da Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel, ela realizou o sonho que demorou 70 anos para acontecer. O lançamento foi no Museu da Cidade de Patos de Minas.

Francisca Siqueira lançou seu livro, intitulado Memórias em Versos. Os convidados se impressionaram com a personalidade, o talento e a determinação da autora, que aprendeu com o pai, aos quatro anos, os sons das letras e então se alfabetizou, mas não pôde completar nenhum ano escolar devido às condições da época.

Aos seis anos de idade, começou a escrever seu cotidiano e, desde os 13 anos, sonha em publicar um livro. Bastante emocionada, a autora, que também é capitã de Folia de Reis e sabe tocar vários instrumentos musicais, conta que aquele, sem dúvidas, era o momento mais importante de sua vida, pois estava realizando um sonho que perdurou por 70 anos.

“Conheci Dona Francisca em 2020, quando procurava na escola em que trabalho, um professor para revisar seus textos. Professores estavam trabalhando em home office, devido à pandemia. Pedi então para conhecer suas produções e me deparei com um estilo tão peculiar: uma existência, relatada em versos. Versos claros, leves e coerentes. Percebi então que estava diante de um talento e que a nossa biblioteca mereceria ter essa obra em seu acervo”, escreveu Eliana Alves – Servidora pública.

A produção do livro Memórias em Versos, só foi possível, graças à Prefeitura e à Secretaria de Cultura, que através da Lei Aldir Blanc, financia projetos de artistas do Município de diversos gêneros. Dona Francisca concorreu no gênero literário e venceu em primeiro lugar. Um terço da tiragem será distribuída em especial para escolas e bibliotecas públicas de Patos de Minas.