Reportagem atualizada às 17h00 desta quarta-feira (14/04) para inserir o posicionamento da Copasa

Moradores de diversos bairros de Patos de Minas ficaram por cerca de 4 horas sem água nesta terça-feira (13). O problema teria acontecido em uma adutora na Rua Major Gote, no Centro da cidade. Após a manutenção, o abastecimento começou a voltar, mas ao abrir as torneiras, a água saiu totalmente imprópria para consumo.

A falta d’água começou por volta das 10h00 e atingiu moradores dos bairros Copacabana, Laranjeiras, Coração Eucarístico, Guanabara, Lagoinha, Jardim América, Padre Eustáquio, Recanto dos Pássaros, Residencial Sorriso, Rosário, Cerrado e Sobradinho. Segundo a Copasa, uma adutora teria se rompido no cruzamento com a Rua Cesário Alvim e teria exigido uma manutenção emergencial.

Por volta das 13h00, o abastecimento iniciou o retorno, mas os moradores não gostaram nem um pouco. A água de cor amarronzada e com cheiro de terra parecia estar vindo direto do Rio Paranaíba, sem qualquer tratamento. Além de estar imprópria para uso, os moradores reclamam que a água acaba sujando toda a água da caixa d’água, necessitando inclusive que seja feita uma limpeza no reservatório. Segundo moradores, somente após cerca de 30 minutos, a água começou a limpar.

Na nota de esclarecimento, a Copasa diz que trabalha continuamente para disponibilizar água tratada em todos os municípios onde a empresa opera. E salientou que neste momento de prevenção ao coronavírus, a empresa reitera seu compromisso em fornecer água de qualidade à população e recomenda consumir sem desperdiçar o acesso à água para todos.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Copasa, embora medidas operacionais como a execução de descargas para a lavagem das redes de distribuição sejam realizadas, alterações pontuais na cor e turbidez da água podem ser provocadas pelo o arraste de minerais, após a conclusão de manutenções emergenciais na rede, como a que ocorreu nesta terça-feira em Patos de Minas.

A Companhia ressaltou que esta alteração não representa nenhum tipo de contaminação bacteriológica e orienta aos moradores que, ao observar situações como esta, entrem em contato com a empresa para que a situação seja avaliada, por meio da Agência Virtual, no site www.copasa.com.br; pelo aplicativo Copasa Digital; pela Central de Atendimento no telefone "115" ou diretamente na agência de atendimento, reservando o atendimento via site.