A aplicação do medicamento é feito em áreas específicas.

A substância botulínica que faz tanto sucesso em tratamentos estéticos de rejuvenescimento principalmente entre as mulheres, também tem ajudado a melhorar a qualidade de vida de dezenas de pacientes com paralisia cerebral em Patos de Minas. O Botox é aplicado em pontos específicos do corpo, promovendo o relaxamento muscular e aliviando os transtornos causados pela paralisia.

O tratamento é realizado através de um convênio entre a Apae de Patos de Minas  e o Ministério da Saúde. Como o preço do medicamento é elevado, em torno de R$ 1.200,00, por aplicação, a assistente social, Naiara Queiroz montou todo o processo e conseguiu a aprovação do Governo Federal.

Os pacientes beneficiados passam por uma série de exames. A aplicação é feita pelo neurocirurgião Gilberto Gonçalves de Oliveira. Especialista no assunto, inclusive com artigos publicados sobre os benefícios da substância botulínica, o médico vem a Patos de Minas a cada três meses realizar os tratamentos.

A dona Eula Vieira é uma das pacientes contempladas pelo programa. Segundo a filha, Lilian Gonçalves, as aplicações de Botox têm sido fundamentais, contribuindo inclusive com o trabalho dela de cuidar da mãe. Outros 50 pacientes da Apae de Patos de Minas estão recebendo o tratamento.

Após receber as aplicações da toxina, os pacientes precisam realizar sessões de terapia ocupacional para que o tratamento faça efeito. Os resultados alcançados são animadores. A médica Sheila Mara Gonçalves Marra acompanha o programa com entusiasmo. Segundo ela, a intenção é fazer com que as aplicações de Botox fornecidas pelo Governo Federal sejam estendidas também para outros pacientes com problemas semelhantes no município.

Autor: Maurício Rocha