Vereadores analisam equipamentos da saúde largados em sala do Centro Viva Vida

Os vereadores foram recebidos por funcionários da Prefeitura, que explicaram porque os equipamentos não estão sendo utilizados.


Os equipamentos estão amontoados há meses em uma sala ampla que foi construída para abrigar o serviço de fisioterapia.
Vereadores da Câmara Municipal de Patos de Minas voltaram ao Centro Viva Vida e Hiperdia na tarde dessa quinta-feira (15) para analisar as denúncias de que equipamentos destinados a saúde estariam amontoados e estragando em uma sala do prédio. Eles foram recebidos por funcionários da Prefeitura, que explicaram porque os equipamentos ainda não estão sendo utilizados.

O Centro Viva Vida atende pacientes com diabetes e hipertensos de toda a região. Os equipamentos estão amontoados há meses em uma sala ampla que foi construída para abrigar o serviço de fisioterapia. São macas, mesas, tripés, ventiladores e até um retinógrafo. Esse equipamento é utilizado para detectar problemas de visão, comuns em pacientes com diabetes.

A coordenadora do Centro Viva Vida, Naiara Rodrigues Mendonça e a enfermeira Milce Burgos receberam os vereadores Otaviano Marques, José Lucilo, José Osmar, Tonhão da Copasa e Vicente de Paula, mas não quiseram gravar entrevista. Quem falou sobre a situação dos equipamentos foi Jean Ferreira Soares, diretor de serviços especializados.

Jean explicou que os equipamentos não são necessários para a manutenção do Centro Viva Vida, que já está todo equipado. Questionado da possibilidade de levar o material para atender outras unidades, ele informou que os equipamentos pertencem ao Governo do Estado e que uma mudança depende de autorização do Governo de Minas.

Com relação ao retinógrafo, Jean disse que o equipamento não está funcionando porque o município não dispõe de um médico oftalmologista para realizar os exames. Ele explicou que o município já realizou diversos processos seletivos, mas que não houve interessados em ocupar a vaga.

Jean aproveitou para reclamar das condições do prédio. O Centro Viva Vida foi construído pelo Governo de Minas e inaugurado recentemente, mas sofre com problemas estruturais. As infiltrações fizeram buracos no teto, as paredes apresentam vazamentos de água e a rede elétrica também apresenta problemas. Jean disse que fez um relatório e encaminhou para o Governo do Estado acionar a empreiteira responsável pela obra.

A situação dos equipamentos deixados na sala incomodou os vereadores. Otaviano Marques disse que a Câmara pode aprovar um projeto aumentando o salário do médico para facilitar a contratação do profissional que vai atender a população. Os parlamentares demonstraram preocupação com o problema.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Polícia Militar lança operação contra os chamados “rolezinhos do grau” em Patos de Minas

Veja mais

Briga por cobertor termina com homem gravemente esfaqueado em Patos de Minas

Veja mais

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Enorme jacaré surpreende ao aparecer em rua de Patos de Minas; bombeiros foram acionados

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais