Vereadores analisam equipamentos da saúde largados em sala do Centro Viva Vida

Os vereadores foram recebidos por funcionários da Prefeitura, que explicaram porque os equipamentos não estão sendo utilizados.


Os equipamentos estão amontoados há meses em uma sala ampla que foi construída para abrigar o serviço de fisioterapia.
Vereadores da Câmara Municipal de Patos de Minas voltaram ao Centro Viva Vida e Hiperdia na tarde dessa quinta-feira (15) para analisar as denúncias de que equipamentos destinados a saúde estariam amontoados e estragando em uma sala do prédio. Eles foram recebidos por funcionários da Prefeitura, que explicaram porque os equipamentos ainda não estão sendo utilizados.

O Centro Viva Vida atende pacientes com diabetes e hipertensos de toda a região. Os equipamentos estão amontoados há meses em uma sala ampla que foi construída para abrigar o serviço de fisioterapia. São macas, mesas, tripés, ventiladores e até um retinógrafo. Esse equipamento é utilizado para detectar problemas de visão, comuns em pacientes com diabetes.

A coordenadora do Centro Viva Vida, Naiara Rodrigues Mendonça e a enfermeira Milce Burgos receberam os vereadores Otaviano Marques, José Lucilo, José Osmar, Tonhão da Copasa e Vicente de Paula, mas não quiseram gravar entrevista. Quem falou sobre a situação dos equipamentos foi Jean Ferreira Soares, diretor de serviços especializados.

Jean explicou que os equipamentos não são necessários para a manutenção do Centro Viva Vida, que já está todo equipado. Questionado da possibilidade de levar o material para atender outras unidades, ele informou que os equipamentos pertencem ao Governo do Estado e que uma mudança depende de autorização do Governo de Minas.

Com relação ao retinógrafo, Jean disse que o equipamento não está funcionando porque o município não dispõe de um médico oftalmologista para realizar os exames. Ele explicou que o município já realizou diversos processos seletivos, mas que não houve interessados em ocupar a vaga.

Jean aproveitou para reclamar das condições do prédio. O Centro Viva Vida foi construído pelo Governo de Minas e inaugurado recentemente, mas sofre com problemas estruturais. As infiltrações fizeram buracos no teto, as paredes apresentam vazamentos de água e a rede elétrica também apresenta problemas. Jean disse que fez um relatório e encaminhou para o Governo do Estado acionar a empreiteira responsável pela obra.

A situação dos equipamentos deixados na sala incomodou os vereadores. Otaviano Marques disse que a Câmara pode aprovar um projeto aumentando o salário do médico para facilitar a contratação do profissional que vai atender a população. Os parlamentares demonstraram preocupação com o problema.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Motorista é preso pela Polícia Militar Rodoviária transportando grande quantidade de maconha, em Patrocínio

Veja mais

Pavimentação é concluída e trânsito na segunda pista da avenida Fátima Porto está liberado

Veja mais

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Criminosos fazem diversas vítimas com golpe da falsa taxa de encomenda na alfândega; entenda

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais