Situação do Aeroporto continua indefinida e empresa área interrompe voos hoje
Quem tem compromisso em Belo Horizonte nos próximos dias vai ter que viajar por via terrestre ou em avião particular.
Quem procura passagem para Belo Horizonte no guichê da companhia aérea no Aeroporto Municipal é informado que o voo estará suspenso a partir desta quinta-feira (1º). O guichê da companhia deverá continuar funcionando, mas não haverá venda de passagens. Os voos só poderão ser retomados após autorização da ANAC, o que depende de acordo com o município e com o Estado.
A Agência Nacional de Aviação vem cobrando adequações no Aeroporto Municipal de Patos de Minas desde 2006. A principal cobrança era a instalação de uma brigada de incêndio que tivesse um veículo especial, além de painel de informação, sinalização, carrinhos de bagagem, entre outras melhorias. Em 2009, a Prefeitura chegou a ser multada em mais de R$ 200.000,00 por não ter cumprido as exigências.
No final do mês passado surgiu a notícia de que o Aeroporto Municipal de Patos de Minas seria interditado para a realização de voos comerciais. A prefeita Beia Savassi foi em busca de uma solução para o problema. Diversas reuniões foram realizadas e, por último, o Governo do Estado assumiu a responsabilidade pelas adequações necessárias no Aeroporto.
O Governo de Minas propôs a realização de Termo de Ajustamento de Conduta pedindo a prorrogação do prazo para o cumprimento das exigências. A proposta, no entanto, ainda não tem uma resposta da ANAC. Enquanto isso não acontece os voos comerciais estarão suspensos. A expectativa é de que esta decisão saia ainda hoje.
Autor: Maurício Rocha