Rede de Vizinhos reduz índices de criminalidade em quase 70% no bairro Alto Limoeiro
Os números apresentados pelo capitão Alexandre, comandante da 156ª Companhia da Polícia Militar são motivo de comemoração.
Moradores do bairro Alto Limoeiro se reuniram na noite dessa segunda-feira (02) para fazer um balanço dos resultados alcançados após a implantação do projeto “Rede de Vizinhos Protegidos”. Os números apresentados pelo capitão Alexandre, comandante da 156ª Companhia da Polícia Militar são motivo de comemoração. O número de ocorrências no local caiu quase 70%.
O projeto “Rede de Vizinhos Protegidos” funciona através de grupos no WhatsApp, onde os moradores se unem à Polícia Militar e usam a informação para combater a criminalidade. Placas instaladas nas moradias e na entrada do bairro informam sobre a existência da rede e indicam aos mal intencionados que há sempre um morador alerta naquele local.
Em Patos de Minas, a “Rede de Vizinhos Protegidos” está instalada em quatro bairros. No Alto Limoeiro, os resultados são surpreendentes. Em quatro meses de existência da rede, foram registrados apenas quatro furtos no bairro. Antes, apenas no mês de julho do ano passado, foram registrados nove furtos.
Segundo o capitão Alexandre, o número de ocorrências em geral no bairro Alto Limoeiro também caiu após a implantação da rede, em média 57%. O policial destacou a participação efetiva dos moradores. Ao auxiliar a Polícia Militar no combate a criminalidade, a comunidade também passou a se sentir mais segura.
No bairro Alto Limoeiro, a Rede está dividida em dois grupos de WhatsApp e conta com a participação de 200 famílias. Além das ações de combate à criminalidade, os moradores aproveitam a rede para desenvolver outras ações, como por exemplo o combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Autor: Maurício Rocha