Rampas de acesso construídas no Alto Caiçaras põem cadeirantes em dificuldades
Construídas em locais sem calçamento, as rampas se tornaram armadilhas para os portadores de deficiência.
As ruas do bairro Alto Caiçaras ganharam pavimentação nova recentemente e com o asfalto vieram também às rampas de acesso para cadeirantes. As obras, no entanto, se tornaram motivo de chacota para quem passa por ali. Construídas em locais sem calçamento, as rampas se tornaram armadilhas para os portadores de deficiência.
As rampas de acesso foram construídas em todas as ruas que receberam pavimentação nova. Algumas terão grande utilidade para os cadeirantes, mas a maioria não terá nenhuma serventia para os portadores de deficiência física. Construídas em terrenos baldios, sem calçamento, algumas rampas levam os cadeirantes para o meio do mato.
De acordo com o diretor da Associação Paraolímpica de Patos de Minas, Silvio Ribeiro, a construção das rampas atende a legislação e uma determinação do Governo Federal, que obriga a construção de acessos para portadores de deficiência física em todo cruzamento que for recapeado com recursos da União. Ele destacou, no entanto, que é preciso haver maior conscientização dos proprietários de imóveis.
Segundo o diretor da APP não há fiscalização por parte da Prefeitura ou do CREA cobrando a construção e adequação das calçadas no município. Silvio Ribeiro destacou que os degraus e a ausência de passeios em toda a cidade são os principais empecilhos para os cadeirantes circularem em Patos de Minas.
Autor: Maurício Rocha