Projeto Mediar da PC de Patos de Minas vai atuar também nas cidades vizinhas

O mediar itinerante vai atuar nos municípios e comunidades da região do 10º departamento de Polícia Civil de Patos de Minas.


Os policiais buscam resolver os conflitos de forma rápida e eficaz, o que acaba desafogando o judiciário.
O Projeto Mediar da Polícia Civil de Patos de Minas está expandindo suas atividades. A estratégia que busca resolver os conflitos através da mediação agora vai atuar também nas cidades vizinhas. Trabalhando com o empoderamento, a autonomia e a responsabilização das pessoas que buscam resolver suas controvérsias, o projeto vem atingindo bons resultados. O mediar itinerante vai atuar nos municípios e comunidades da região do 10º departamento de Polícia Civil de Patos de Minas.

A coordenação do Projeto Mediar informou que a mediação de conflitos é um método que a Polícia Civil utiliza para a busca de soluções pacíficas de conflitos, mediante estratégias de relacionamento interinstitucional, de prevenção criminal e de reorganização dos espaços entre conviventes das comunidades. As atuações da mediação são, em sua maioria, de infrações penais de menor potencial ofensivo de ação penal privada ou pública condicionada à representação do ofendido, bem como, fatos atípicos, quando estes desencadearem conflitos interpessoais entre familiares, vizinhos e, em geral, entre pessoas que possuem vínculo relacional.

Diante dos bons resultados alcançados, o chefe do 10º departamento de Polícia Civil de Patos de Minas, Dr. Antônio Carlos de Alvarenga Freitas, juntamente com o delegado regional, Dr. Elber Barra Cordeiro, resolveram inovar expandindo os trabalhos desenvolvidos pelo núcleo de mediação de conflitos, atuando de forma itinerante pela região, onde a primeira localidade a ser atendida foi a comunidade de Beira Rio, no município de São Gonçalo do Abaeté, a cerca de 180 km de Patos de Minas, onde foram realizados quatro ciclos de mediação, todos com resultado positivo, envolvendo em sua maioria, pescadores que residem naquela localidade, cuja atividade principal desenvolvida é a pesca .

Projeto mediar possui 10 núcleos de mediação de conflitos situados na capital mineira e região metropolitana, 02 núcleos de mediação de conflitos no interior, um em Patos de Minas e o outro em Ouro Preto.

O núcleo de mediação de conflitos de Patos de Minas está localizado na 1ª delegacia Regional de Polícia Civil, na Rua Carajás, 461, Bairro Caiçaras, segundo piso. O projeto é coordenado pelo delegado de polícia Dr. Bruno do Carmo Garcia e tem como mediadores, Lidiane Cristina Carrilho de Castro, policial civil lotada no núcleo de mediações, Rodrigo Gonçalves de Almeida, estudante de psicologia, e Panmela Alves Machado de Sousa, formada em direito.

Com o slogan “Projeto mediar, conversando a gente se entende e reduz a violência. Polícia investigativa é polícia comunitária”, os policiais buscam resolver os conflitos de forma rápida e eficaz, o que acaba desafogando o judiciário e trazendo a paz social.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Motorista é preso pela Polícia Militar Rodoviária transportando grande quantidade de maconha, em Patrocínio

Veja mais

Pavimentação é concluída e trânsito na segunda pista da avenida Fátima Porto está liberado

Veja mais

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Criminosos fazem diversas vítimas com golpe da falsa taxa de encomenda na alfândega; entenda

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais