Projeto elaborado pela Copasa propõe desassoreamento da Lagoa Grande

As propostas apresentadas, no entanto, ainda dependem de uma série de fatores para serem colocadas em prática.


O engenheiro da Copasa adiantou, no entanto, que o projeto prevê o desassoreamento da Lagoa Grande.
A unidade da Copasa de Patos de Minas concluiu o projeto de revitalização da Lagoa Grande. A proposta já foi apresentada à Prefeitura e ao Ministério Público e foi tema de discussão na reunião dessa quarta-feira (12) do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. As propostas apresentadas, no entanto, ainda dependem de uma série de fatores para serem colocadas em prática.

A apresentação do Projeto de Revitalização da Lagoa Grande encomendado pela Copasa estava previsto na pauta da reunião do Codema desta quarta-feira (12). O engenheiro da companhia Júlio César também estava presente, mas faltou o projeto. O representante da Copasa informou que ele já foi entregue à Prefeitura.

O engenheiro da Copasa adiantou, no entanto, que o projeto prevê o desassoreamento da Lagoa Grande. Júlio Cezar informou que os licenciamentos ambientais já estão sendo providenciados tanto para a retirada do barro quanto para a destinação em uma área de erosão nas proximidades da cidade.

O projeto prevê todo o planejamento para a realização do desassoreamento que deverá ser feito por máquinas. Segundo o engenheiro Júlio César a Prefeitura está fazendo um levantamento de custos das obras de revitalização que deverão ser custeados pela Prefeitura e pela própria Copasa. O ministro da agricultura, Antônio Andrade já destinou cerca de R$ 500 mil para a realização das obras de revitalização da Lagoa Grande.

Mas além da retirada do barro existe outra preocupação, que é a manutenção da água na Lagoa Grande. Atualmente a água usada na lavagem dos filtros da Copasa é despejada no local e mantém a Lagoa. Esse procedimento, no entanto, é apontado como uma das causas do assoreamento da Lagoa e deverá ser interrompido.

De acordo com o engenheiro Júlio Cesar esse é um problema que deverá ser discutido no decorrer das obras. Há quem defenda a construção de poço artesiano. César Caixeta quer que a Copasa continue mantendo a Lagoa Grande, mas com água limpa.

O presidente do Codema, Ivanildo Alves, disse que o órgão vai apoiar as ações de revitalização da Lagoa Grande mas preferiu adiar as discussões em torno do problema até que o projeto seja apresentado ao órgão.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Polícia Militar lança operação contra os chamados “rolezinhos do grau” em Patos de Minas

Veja mais

Briga por cobertor termina com homem gravemente esfaqueado em Patos de Minas

Veja mais

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Enorme jacaré surpreende ao aparecer em rua de Patos de Minas; bombeiros foram acionados

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais