Projeto de Lei que impõe multa a usuários de drogas ilícitas volta à pauta da Câmara Municipal

O Projeto de Lei prevê multa no valor de 100 UFPMs – Unidades Fiscais do Município para quem for flagrado usando drogas ilícitas em espaços públicos.

Projeto de Lei que prevê multa a usuários de drogas ilícitas em Patos de Minas pode ser votado na reunião ordinária da Câmara Municipal de Patos de Minas, marcada para a tarde desta quinta-feira (20). A proposta é de autoria do vereador Cabo Batista e está tramitando no Legislativo patense desde o início do ano, como mostrou reportagem feita pelo Patos Hoje.

O Projeto de Lei prevê multa no valor de 100 UFPMs – Unidades Fiscais do Município para quem for flagrado usando drogas ilícitas em espaços públicos. Como cada UFPM está fixada em R$ 5,31, o valor da multa será de R$ 531,00 e esse valor será dobrado em caso de reincidência em um prazo de 12 meses e também se a infração for cometida nas imediações de escolas e hospitais.

De acordo com o Projeto de Lei, ( veja projeto na íntegra aqui ) são considerados locais públicos as avenidas, as rodovias, as ruas, as calçadas, as praças, as pontes e viadutos, as áreas de vegetação, o hall de entrada dos edifícios e estabelecimentos comerciais e pátios e estacionamentos que sejam conexos à via pública e que não sejam cercados e a área externa dos campos de futebol, ginásios de esportes e praças esportivas de propriedade pública, além das repartições públicas e adjacências.

O infrator flagrado usando drogas ilícitas terá direito a ampla defesa. O autor do Projeto de Lei prevê a criação de uma Junta Administrativa para avaliar os recursos. Além disso, o usuário que se submeter voluntariamente a tratamento para dependência em drogas terá suspensa a exigibilidade da referida multa.

Na justificativa, o vereador cabo Batista, alega que a intenção é contribuir com a redução no consumo de drogas ilícitas na cidade. Por fim, o vereador orienta a Administração Municipal a fazer com convênio com a Polícia Militar para que a Lei seja cumprida e propõe que o montante arrecadado com as multas seja aplicado em programa de prevenção às drogas ou revertido em benefício de entidades conveniadas.


Últimas Notícias

Com reforço no efetivo, Polícia Militar lança Operação Natalina 2025 em Patos de Minas

Veja mais

Consumidores caem em pressão de corretores e assinam contratos caros durante as férias, alerta Procon

Veja mais

Prefeitura regulamenta estacionamento para pessoas com autismo e mostra como pedir cartão

Veja mais

Vigilância encontra produtos de limpeza proibidos de venda em comércios de Patos de Minas e alerta

Veja mais

Casal acaba preso após câmeras gravarem homem escalando poste e furtando fiação e medidores de energia

Veja mais

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais