Prefeitura emite nota sobre extração de cascalho e nega irregularidades

Em nota, a Prefeitura nega qualquer irregularidade por parte do município.

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Patos de Minas emitiu uma nota dando explicações sobre a extração de cascalho em propriedade rural na região de Major Porto. A denúncia foi mostrada aqui no Patos Hoje. O maquinário da Prefeitura foi flagrado retirando cascalho de uma área sem licenciamento ambiental. Além disso, segundo constatou a Polícia Militar de Meio Ambiente, o proprietário da terra vendia o material por R$ 50,00 a viagem. O produtor foi multado em R$ 4 mil.

Em nota, a Prefeitura nega qualquer irregularidade por parte do município, mas alega que o prefeito Pedro Lucas determinou a abertura de sindicância para apurar o caso. Confira a íntegra do comunicado:

“A Prefeitura Municipal de Patos de Minas esclarece que, em relação à ocorrência registrada pela Polícia Militar de Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Infraestrutura agiu dentro dos preceitos legais que regem a administração pública, bem como no estrito interesse da coletividade, tendo em vista que a extração do cascalho na propriedade rural destinou-se exclusivamente à manutenção e conservação de estradas rurais.

A retirada do cascalho ocorreu fora da Área de Preservação Permanente (APP) e/ou Reserva Legal e foi devidamente formalizada ao proprietário do imóvel o Termo de Doação, conforme prevê o Decreto n° 3740/2013, que regulamenta a Lei n° 6811/2013 e que instituiu o Programa de Conservação e Manutenção das Estradas Rurais do Município (PCMERM).

A Administração Pública, ao proceder com o serviço de conservação das estradas rurais, agiu exclusivamente na garantia de trafegabilidade dos usuários, bem como a continuidade da prestação de todos os serviços essenciais de educação, saúde pública, bem como no escoamento da produção agrícola e pecuária, cumprindo assim os termos do Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente da Comarca de Patos de Minas. Termo este que teve a intervenção do Codema, da Polícia Militar de Meio Ambiente, da Comissão da Câmara Municipal de Patos de Minas e do Instituto Estadual de Floresta (IEF).

Ainda assim, foi determinado pelo prefeito municipal de Patos de Minas a instauração de uma comissão de sindicância administrativa para apurar os fatos”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Polícia Militar lança operação contra os chamados “rolezinhos do grau” em Patos de Minas

Veja mais

Briga por cobertor termina com homem gravemente esfaqueado em Patos de Minas

Veja mais

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Enorme jacaré surpreende ao aparecer em rua de Patos de Minas; bombeiros foram acionados

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais