Prefeitura diz que suspensão de licitação pelo TCE aconteceu por documentos desatualizados

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas emitiu uma nota nesta sexta-feira (08) explicando os motivos que levaram à suspensão da licitação.

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas emitiu uma nota nesta sexta-feira (08) explicando os motivos que levaram à suspensão da licitação para contratação dos serviços de limpeza urbana na cidade. Leia mais! A nota fala que o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais- TCE-MG- suspendeu o certame devido a uma denúncia feita pelo Vereador Francisco Frechiane que teria se utilizado de documentos desatualizados.

Veja a nota na íntegra:

“Nota à Imprensa

Assunto: Concorrência 014/2015

Objeto: Limpeza Pública Urbana

A Administração Municipal informa que, a determinação de suspensão do certame para contratação dos serviços de limpeza pública, pelo TCE/MG, ocorreu no dia 5/4/2016.

Após recebimento da notificação o Município de Patos de Minas enviou seu corpo técnico ao TCE-MG, para tomar conhecimento dos autos, o qual foi originado após denúncia do Vereador Francisco Carlos Frechiane, que se utilizou de documentos desatualizados, os quais já haviam sido retificados mesmo antes da denúncia.

Observa-se que o denunciante defende a tese de que os preços praticados pela Administração eram defasados e não iriam remunerar de forma satisfatória a empresa vencedora.

De posse do conteúdo do processo, informamos:

1-            Dos 07 (sete) quesitos apontados na denúncia e analisados pelo setor técnico do TCE-MG, apenas 03 (três) foram constatadas pela unidade técnica como possivelmente irregulares, de conformidade com a denúncia;

2-            Apenas o quesito do Lote 01 do certame, que trata de coleta e destinação final dos resíduos comerciais e residenciais, foi motivo para a suspensão do procedimento licitatório, o qual trata dos serviços de coleta e destinação final do lixo comercial e residencial.

3-            Observa-se que, por indução a erro do conteúdo da denúncia, o corpo técnico do TCE-MG entendeu que a Administração havia homologado àquele lote com o preço acima do estipulado no Edital, o que de fato não ocorreu, haja vista que a Administração, por meio da CPL (Comissão Permanente de Licitação), no dia 14/3/2016, no momento da abertura das propostas, constatou que o preço apresentado pela única concorrente, qual seja Limpebras, estava acima do máximo estipulado pelo certame, e no dia 16/3/2016 a empresa foi declarada DESCLASSIFICADA.

Tais informações, contendo o resultado da Licitação, podem ser confirmadas através do portal eletrônico da Prefeitura e no DOE-MG – Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.

4-            Concluindo, a Administração informa que, embora os contratos referente aos lotes 2 que trata de coleta e destinação final de resíduos  hospitalares e o lote 3, que tratam de varrição e capina de vias públicas, estejam devidamente assinados em 31/3/2016, irá acolher a determinação do Tribunal de Contas, suspendendo o certame até decisão final daquele órgão.

Atenciosamente,

Pérsio Ferreira de Barros

Secretário Municipal de Governo”

Últimas Notícias

Pacientes se emocionam durante entregas de cadeiras de rodas no CER Totó Veloso em Patos de Minas

Veja mais

Júri absolve acusado de tentativa de assassinato motivada por dívida em Patos de Minas

Veja mais

Briga de trânsito termina em tentativa de homicídio com golpes de facão na cidade de Tiros

Veja mais

Jaguatirica é atropelada por veículo de passeio e morre tentando atravessar a BR-365

Veja mais

Empresário de Patos de Minas é indiciado por estelionato milionário na compra e venda de veículos

Veja mais

Homem acaba preso com duas facas após ir até a casa da avó exigir dinheiro para comprar drogas

Veja mais