Plantio de árvores de grande porte pode causar transtornos na avenida Fátima Porto

As espécies de árvores escolhidas para plantar no local não são as mais adequadas.

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas anunciou para a próxima quarta-feira (07) a realização do plantio de mudas de árvores no prolongamento da avenida Fátima Porto. A realização da primeira etapa do Programa de Arborização Urbana – Proalpa – no entanto, acabou virando alvo de uma polêmica. Isso porque as espécies escolhidas para arborizar o lugar não são as mais adequadas.

A avenida Fátima Porto é uma via sanitária com diversas redes passando pelo canteiro central. O plantio de árvores de grande porte no local poderia comprometer a manutenção das redes, com as raízes danificando a estrutura. Foi o que aconteceu, por exemplo, com a avenida Padre Almir. Recentemente a Prefeitura teve que cortar as árvores existentes ali para evitar um estrago ainda maior.

Para o prolongamento da avenida Fátima Porto, a Prefeitura separou espécies como Quaresmeiras, Flamboyants e Ipês que são árvores de grande porte e que tem raízes pivotantes que podem comprometer a estrutura no subsolo. Dezenas de covas já foram perfuradas no local, bem no centro do canteiro.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente emitiu um comunicado à Prefeitura alertando sobre o problema. A expectativa é de que as mudas de espécies de grande porte sejam plantadas em outros lugares e que as covas feitas no centro do canteiro sejam descartadas ou usadas apenas para as árvores de pequeno porte.

O plantio das mudas está marcado para esta quarta-feira (07) de 8h às 11h da manhã. Mais de 320 mudas deverão ser colocadas no prolongamento da avenida Fátima Porto.

Fizemos contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal e que emitiu o seguinte comunicado: "De acordo com o Diretor de Meio Ambiente, Civuca Costa,  o engenheiro Edwards Elias, da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, acompanhou a demarcação das covas para o  plantio, na manhã desta segunda-feira, 5 de maio, instruindo os locais certos para receber as árvores em distância que não comprometa as redes pluviais ou esgotamento da avenida. O diretor de Meio Ambiente, Civuca Costa, acompanhou também as primeiras operações do Proaupa."

Atualizada às 16h54 desta segunda-feira (05)

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Polícia Militar lança operação contra os chamados “rolezinhos do grau” em Patos de Minas

Veja mais

Briga por cobertor termina com homem gravemente esfaqueado em Patos de Minas

Veja mais

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Enorme jacaré surpreende ao aparecer em rua de Patos de Minas; bombeiros foram acionados

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais