Pimentel defende apoio a micro e pequenas empresas e desenvolvimento tecnológico

Governador participou da posse do presidente do BDMG, Marco Aurélio Crocco, e garantiu que instituição será fundamental para o avanço econômico do Estado.

O governador Fernando Pimentel defendeu, nesta quarta-feira (4/3), uma atuação mais efetiva do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para a expansão das micro e pequenas empresas e também para ampliação das parcerias em setores da chamada “Economia do Conhecimento”. Na avaliação de Pimentel, que empossou o novo presidente do banco, economista Marco Aurélio Crocco, o que foi feito nos últimos anos foi pouco.

“O Estado deixou a desejar naquilo que diz respeito a impulsionar o desenvolvimento tecnológico, da Economia do Conhecimento, que é a economia do século 21. Então, nós ficamos com uma lacuna, mas nada que não possa ser superado, resolvido, com o apoio dessa poderosa alavanca que é o BDMG”, afirmou Pimentel. O governador também defendeu o apoio às micro e pequenas empresas, segmento considerado importante para a economia mineira.

Também participaram da cerimônia o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes, o presidente da o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Sebastião Helvécio, o diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maurício Borges Lemos, o secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, representando o Conselho de Administração eleito do BDMG, o reitor da UFMG, Jayme Arturo Ramires, e a presidente da Associação dos Funcionários do BDMG, Maria Isabel de Camargos.

Papel ativo

Em seu pronunciamento, Fernando Pimentel agradeceu o empenho dos funcionários da instituição nesses 53 anos de atividade e garantiu total apoio do Estado às decisões do banco. Para o governador, o BDMG terá papel ativo como alavanca para o desenvolvimento e parceiro das classes trabalhadoras e empresariais, do Governo do Estado, mas sem abrir mão de ser uma instituição com um corpo técnico altamente qualificado, referência como instituição de pesquisa, como centro de debates e produtor de conhecimento e de ações na área cultural.

"O Banco tem de manter a trajetória histórica que sempre teve, mas tem de ser cada vez mais inovador para corresponder àquela expectativa que o povo de Minas tem de retomar a trilha do desenvolvimento, com vigor e energia, e colocar Minas na economia do século 21. Nós ainda estamos no século 20. Temos que dar um salto”, concluiu.

Novas tecnologias

Em seu discurso de posse, Marco Aurélio Crocco ressaltou a importância da atuação do Estado em momentos de crise, em que a oferta de crédito é reduzida. “Em um momento onde a concessão de crédito por bancos privados se retrai, cabe ao Estado e seus agentes financeiros atuarem de forma anticíclica, ajudando a manter o nível de investimento, revertendo as expectativas negativas e garantindo, desta forma, o emprego, a renda, a competitividade das empresas aqui instaladas”, disse.

Para Crocco, um dos desafios de Minas Gerais é sedimentar as bases para se inserir na economia do século 21, pautada no uso de novas tecnologias e de serviços de alto valor agregado. “É dentro deste contexto que a atuação do BDMG deve se pautar nos próximos anos”, disse.

Perfil

Marco Aurélio Crocco é economista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Economia Industrial e daTecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e PhD em economia pela Universidade de Londres. Possui pós-doutoramento pelas universidades de Cambridge (Inglaterra), e Universidade Paris-Dauphine (França).

Professor titular do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é especialista em economia monetária e desenvolvimento regional. Publicou inúmeros artigos científicos em jornais nacionais e internacionais, editou quatro livros e publicou 32 capítulos de livros.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais