Patense é multada em R$239 mil por poluição ambiental e 3 são conduzidos à delegacia

A multa aconteceu em uma obra da empresa na cidade de Uberlândia.

Os agentes teriam encontrado irregularidades na obra. (Foto: Polícia Militar)

A multa foi aplicada nessa quarta-feira (10) após os agentes da Polícia Militar Ambiental e Prefeitura Municipal de Uberlândia encontrarem diversos rejeitos de açougue em uma unidade da empresa Patense na cidade de Uberlândia, situada na BR365. Três pessoas ligadas à Patense foram conduzidas até a delegacia, máquinas foram apreendidas e uma multa foi lavrada no valor de R$239.704,77.

Os agentes foram até o local depois de uma denúncia. Eles teriam verificado algumas irregularidades na obra de um tombador, lugar destinado ao transbordo de ossos, restos de carnes e rejeitos de açougues e frigoríficos. Segundo as informações, os rejeitos ficariam neste lugar até serem levados para Patos de Minas, onde fica localizada a sede, por caminhões da empresa. A obra, que está ainda no início, ocupa uma área de 5,5 mil m², restando cerca de 80% para sua conclusão.

Dois tratores e dois caminhões foram apreendidos. O engenheiro responsável pela obra, o representante da empresa e um encarregado do maquinário foram conduzidos à Delegacia de Plantão da Polícia Civil de Uberlândia, onde prestaram depoimento e assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência se comprometendo a comparecer ao juiz para esclarecer a situação.

A Secretaria de Meio de Ambiente informou que não existem em órgãos municipais ou estaduais nenhuma autorização, pedido ou protocolo que pudesse autorizar a obra. Há ainda indícios de que o empreendimento seria potencialmente poluidor, sendo preciso o licenciamento ambiental prévio. Outras providências ligadas ao embargo devem ser tomadas pela secretaria.

Em comunicado à imprensa, a empresa afirmou que espera ser notificada para se pronunciar oficialmente sobre a situação apresentada pela fiscalização. “A Patense informa que desconhece o não cumprimento das normativas exigidas e vigentes pelos órgãos competentes. Pontua, ainda, que está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas caso seja formalizada a notificação”, comunica a nota.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais