Mulher tida como homem na certidão de nascimento comemora decisão da Justiça

Regimar foi registrada como sendo do sexo masculino e viveu uma série de constrangimentos, até sair a decisão da Justiça.


Regimar ganhou o direito de corrigir o erro na certidão de nascimento e também de mudar o nome.
O momento é de comemoração para uma dona de casa de Patos de Minas. Ela foi registrada com um nome pouco convencional e o cartório acabou errando na hora de assinalar o sexo na certidão de nascimento. Regimar foi registrada como sendo do sexo masculino e viveu uma série de constrangimentos, até sair a decisão da Justiça na última semana.

O caso da dona Regimar Linhares da Silva foi mostrado em primeira mão aqui no Patos Hoje. Ela procurou o Núcleo de Práticas Jurídicas do Unipam para tentar consertar o erro na certidão de nascimento, que estava lhe trazendo inúmeros transtornos. Ao ser apresentada como sendo do sexo masculino na certidão de nascimento, a dona de casa foi proibida, inclusive de se casar, mesmo sendo mãe de seis filhos.

O caso foi levado à Justiça e ganhou repercussão nacional. Em apenas seis meses saiu o resultado. Regimar ganhou o direito de corrigir o erro na certidão de nascimento e também de mudar o nome. A partir de agora, a dona de casa passa a se chamar Regimara Linhares da Silva. A certidão de nascimento dos seis filhos também será alterada.

De acordo com o advogado e coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas do Unipam, Alexandre Máximo, o resultado foi dentro do esperado. Ele salientou a importância do Núcleo que ajuda na formação dos estudantes do curso de direito do Unipam e oferece assistência jurídica para a população.

Regimara comemorou. “Eu gritei, pulei, chorei”, salientou a dona de casa. Entusiasmada com a possibilidade de acabar com o constrangimento que a acompanhou pela vida toda, Regimara quer agora realizar a tão sonhada cerimônia do casamento.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Polícia Militar prende homem por furtar cerca de R$34.000,00 em joias de ouro, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Desacordo em compra de arma termina com quatro homens presos e mais de R$180mil apreendidos

Veja mais

Após denúncia de violência doméstica, morador é preso com drogas e munições em Patos de Minas

Veja mais

Mulher pula da ponte do Rio Paranaíba e é salva por motociclista que passava bem na hora

Veja mais

Mulher morre após se afogar nas águas da Lagoa Grande, em Patos de Minas

Veja mais

Médico acaba na delegacia após ataque de fúria em condomínio em Patos de Minas

Veja mais