MP cobra explicações da Câmara e reforça que desvio de dinheiro da Taxa de Iluminação é crime

Os nove vereadores que votaram pela aprovação do projeto terão 10 dias para apresentarem defesa no Inquérito Civil Público instaurado pelo Ministério Público.

Paulo César de Freitas - Promotor de Justiça.

O Ministério Público encaminhou um ofício à presidência da Câmara Municipal de Patos de Minas cobrando explicações sobre a aprovação do Projeto de Lei de autoria do Executivo que autoriza o prefeito Pedro Lucas a utilizar o dinheiro da Taxa de Iluminação Pública para pagar o 13º salário dos servidores públicos municipais. O promotor Paulo César de Freitas já havia emitido uma recomendação para que a ideia não fosse levada adiante.

O Projeto de Lei enviado pelo Executivo previa a utilização dos recursos da Taxa de Iluminação para o pagamento do 13º salário e também para a saúde e educação. Mas segundo entendimento do Ministério Público, o dinheiro da Taxa de Iluminação Pública é de uso exclusivo para a realização de melhorias e manutenção da iluminação pública e o desvio desses recursos para outras finalidades constitui crime de improbidade administrativa.

Diante disso, o Ministério Público solicitou junto à presidência da Câmara cópias dos pareceres da assessoria jurídica e de consultoria jurídica do órgão e os nomes e as qualificações dos nove vereadores que votaram pela aprovação do projeto. Esses parlamentares terão 10 dias para apresentarem defesa no Inquérito Civil Público instaurado pelo Ministério Público.

Segundo o promotor Paulo César de Freitas, como trata-se de uma lei inconstitucional e os vereadores tendo sido alertados, caso o prefeito use a verba, eles também poderão ser responsabilizados juntamente com o chefe do executivo por coautoria. O prefeito Pedro Lucas ainda não informou se irá descumprir a recomendação do Ministério Público e se isso ocorrer, quando será feito o pagamento do 13º salário dos servidores.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Por suspeita de traição, homem agride e ameaça mulher com faca na mão

Veja mais

Polícia Militar prende as mulheres que seriam fornecedoras de drogas no Galpão do Produtor

Veja mais

Capotamento após batida em carreta deixa uma pessoa morta e outra ferida na BR 352

Veja mais

Polícia procura criminosos que invadiram residência e furtaram barco na comunidade do Leal

Veja mais

Criminosos estão entregando presentes para idosos para aplicar golpes em Patos de Minas; entenda

Veja mais

Decisão judicial encaminha destino do Edifício Panorâmico; prédio está inacabado há 30 anos

Veja mais