Moradora encontra cobra coral dentro de casa e Bombeiro alerta sobre perigos e dá orientações

A serpente que possui o veneno mais poderoso das cobras nacionais foi capturada pelo Corpo de Bombeiros e levada para seu habitat natural.

A cobra coral foi encotrada dentro da residência.

Uma moradora de Patos de Minas recebeu uma visita de causar medo. Uma cobra coral foi encontrada dentro da residência no Bairro Copacabana. A serpente que possui o veneno mais poderoso das cobras nacionais foi capturada pelo Corpo de Bombeiros e levada para seu habitat natural. O bombeiro alertou sobre os perigos e deu orientações para evitar ataques.

De acordo com a moradora, que possui uma filha de 7 anos, a serpente de cerca de 1 metro estava na sala de casa. A moradora confirmou que o animal era mesmo a coral verdadeira. O Corpo de Bombeiros foi acionado e capturou a serpente. Ela foi levada para um lugar afastado da cidade, onde não oferece riscos aos moradores.

O Patos Hoje conversou com o Sargento Pedro do Corpo de Bombeiros que é um especialista em ocorrências envolvendo serpentes. Ele falou que a coral é uma das cobras com o veneno mais potente dentre as serpentes brasileiras. Ele alertou sobre o cuidado que se deve ter ao encontrar com um animal deste tipo.

A primeira orientação foi para sempre tratá-la como verdadeira. O militar explicou que existe a cobra falsa que não oferece grandes riscos, no entanto a diferença entre elas é muito pequena e os estudiosos não conseguiram distingui-las objetivamente. Há informações também que as verdadeiras cruzaram com as falsas, tornando todas perigosas.

No caso de encontrar uma cobra na cidade, o melhor é deixá-la onde estiver e acionar o Corpo de Bombeiros para fazer a captura e soltura em local adequado. Na zona rural, ela pode ser tocada com cuidado para um local longe da residência. Ele alertou que a cobra coral é bastante mansa e isso se torna um perigo para as crianças.

Em caso de ataque, o melhor a se fazer é seguir o mais rápido possível para o hospital, no caso de Patos de Minas, o Hospital Regional é referência neste tipo de tratamento. Para se deslocar, no entanto, as pessoas devem se dirigir com muito cuidado e de preferência na posição deitada, sem fazer muitos movimentos, para que o veneno não se espalhe.

Se for picado, é recomendado levar a cobra para o hospital para facilitar a identificação do soro a ser aplicado. Neste caso, o Bombeiro informou que a cobra deve ser transportada morta, para garantir a segurança e evitar mais vítimas. Ele alertou, no entanto, que apenas em caso de picada deve se matar o animal. “Matar cobra é crime ambiental”, ressaltou.

O bombeiro militar contou que tem capturado diversas cobras na cidade. “Na região do Bairro Eldorado, há ocorrência de muitas jiboias. No Jardim Esperança e Limoeiro, há cascavéis”, informou. E em épocas fora do período do inverno, ele contou que as serpentes ficam mais propensas a deslocarem em busca de alimento.

Outra situação que serve de alerta é para os lotes sujos. O bombeiro informou que os locais mais sujos onde ocorrem mais insetos acabam atraindo as serpentes. “Limpeza é fundamental para se livrar delas. No entanto, não pode ser com queimada, pois o fogo acaba expulsando os animais para dentro das casas”, afirmou.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Dia D de Multivacinação acontece em todas as unidades de saúde do perímetro urbano de Patos de Minas

Veja mais

Grande Feirão de Lotes no Bairro Santa Clara oferece neste sábado 11 lotes exclusivos

Veja mais

Esgoto escorre em meio a área de preservação permanente e encobre calçada ao lado do fórum

Veja mais

Mamoré busca técnico jovem para o profissional e planeja fortalecer as categorias de base para 2025

Veja mais

PM encontra 7 fuzis e pode apreender mais armas em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Motociclista é socorrido inconsciente após batida frontal em Patos de Minas; veja

Veja mais