Milhares de fiéis celebram o dia de Santo Antônio em Patos de Minas
Em frente à Catedral, milhares de fiéis assistiram à missa.
Milhares de devotos de Santo Antônio se reuniram em frente à Catedral de Patos de Minas para celebrar o dia do padroeiro da cidade. A missa campal foi presidida pelo bispo diocesano Dom Cláudio Nori Sturm. Após a celebração, programada para as 17h00, houve procissão pelas ruas do centro da cidade.
O dia 13 de junho é especial para os católicos de Patos de Minas devotos de Santo Antônio. A data é reservada para as comemorações do padroeiro da cidade. As celebrações reúnem jovens, adultos e crianças. Em frente à Catedral, milhares de fiéis assistiram à missa e a preparação do espaço recebeu elogios.
Santo Antônio de Lisboa, também conhecido como Santo Antônio de Pádua, foi um Doutor da Igreja que viveu na viragem dos séculos XII e XIII. Ele morreu em Pádua, onde morreu quando estava com 36 ou 40 anos, não sabendo ao certo sua real idade. Sua fama de santidade levou-o a ser canonizado pela Igreja Católica pouco depois de falecer.
O seu grande saber tornou-o uma das mais respeitadas figuras da Igreja Católica do seu tempo, sendo padroeiro de diversas cidades no Brasil. Lecionou em universidades italianas e francesas e foi o primeiro Doutor da Igreja franciscana. São Boaventura disse que ele possuía a ciência dos anjos. Hoje é visto como um dos grandes santos do Catolicismo, recebendo larga veneração e sendo o centro de rico folclore.
Santo Antônio é um dos mais honrados nas populares Festas Juninas e diversos costumes folclóricos. A título de exemplo, no Brasil moças que desejam se casar retiram o Menino Jesus de seus braços e só o devolvem quando arrumam casamento. Uma prece especial, os "responsos", são feitas para que ele ajude a encontrar objetos perdidos; no dia de sua festa muitas igrejas distribuem um pão especialmente abençoado, os "pãezinhos de Santo Antônio", guardado em uma lata de mantimentos para que não falte alimento na casa.
Autor: Farley Rocha
Fonte: Wikipedia